PIXELS.
Você provavelmente sabe que a menor unidade de imagem em um arquivo digital se chama pixel. E sabe também que uma imagem capturada por uma câmera digital contemporânea (mesmo uma câmera em um telefone celular modesto) é composta por milhões de pixels (1 Megapixel equivale aproximadamente a 1 milhão de pixels, ou precisamente 220 pixels = 1024 x 1024 pixels =1.048.576 pixels).
Você provavelmente sabe que a menor unidade de imagem em um arquivo digital se chama pixel. E sabe também que uma imagem capturada por uma câmera digital contemporânea (mesmo uma câmera em um telefone celular modesto) é composta por milhões de pixels (1 Megapixel equivale aproximadamente a 1 milhão de pixels, ou precisamente 220 pixels = 1024 x 1024 pixels =1.048.576 pixels).
A cada pixel é
atribuido um valor numérico que corresponde à cor que este pixel representará
na imagem. Em uma imagem monocromática, estes valores representarão tons de
cinza, indo do preto puro ao branco puro. Normalmente com 0 equivalendo ao
preto e o valor máximo sendo atribuído ao branco. Imagens coloridas são
capturadas como uma composição de luz nas cores vermelho (red), verde (green) e azul (blue) – normalmente abreviado como RGB, com as iniciais em inglês.
Cada pixel carregará então informação da intensidade de cada uma dessas cores.
imagem de 400×267
pixels. foto: ©2011 Wandeclayt M/Bunkermedia.
detalhe ampliado evidenciando os pixels.
É importante conhecer como estas cores se
combinam para formar todas as outras e estar familiarizado com conceitos como
temperatura de cor e equilíbrio de branco. Mas por enquanto nos concentraremos
em algo mais fundamental: a relação entre o número de bits e a quantidade de
tons representados em uma imagem digital.
BITS.
A informação númerica contida nos pixels é
representada utilizando dígitos que podem assumir apenas os valores 0 e 1. É a isto que chamamos de dígitos binários ou
bits (contração de binary digits). É isto o que caracteriza uma informação
digital. É composta somente de dígitos que assumem apenas dois valores
discretos máximo e mínimo, sem passar por valores intermediários. É isto que
garante a imunidade a ruídos e a precisão na transmissão, processamento e
reprodução de arquivos digitais.
Assim, tendo somente zeros e uns à disposição
é fácil ver que se tivermos apenas um bit, cada pixel poderá exibir somente
duas cores distintas, uma atribuida ao zero e outra atribuida ao um. Com dois
bits, as possibilidades dobram. Em vez de 0 e 1, podemos
escrever 00, 01, 10 e 11. Com três
bits, mais uma vez dobramos os valores possíveis: 000, 001, 010, 011, 100, 101, 110 e 111. É fácil ver que a cada vez que adicionamos um
bit, dobramos o número de valores que podem ser representados. De uma maneira
mais direta: com n bits é possível representar 2n valores.
Arquivos JPEG utilizam 8 bits por canal – ou
seja, 8 bits para vermelho, 8 para verde e 8 para azul, num total de 24 bits.
Isto significa que é possível representar 28=256 intensidades de vermelho, verde e azul
ou 224= 16,8 bilhões
de cores.
Na imagem abaixo temos oito faixas variando do branco
puro ao preto intenso. Na primeira faixa, com 8 bits, a escala possui 256 tons
de cinza. Na faixa seguinte, com 7 bits, há 128 tons. Na terceira, com 6 bits,
64 tons e assim sucessivamente até a última faixa com 1 bit e dois tons (branco
e preto).
Arquivos RAW utilizam 14 bits por canal (12 em câmeras mais
antigas), representando 214=16 milhões de intensidades de vermelho, verde e
azul, num total de 242 = 4,3 trilhões de cores. O maior número de cores e tons
possível já é por si só uma vantagem gritante dos arquivos RAW, mas veremos em
seguida que há muito mais (assim como também algumas desvantagens).
Fonte: http://wandeclayt.bunkermedia.com