terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Hoje acordei pensando nisso...


Ainda somos surdos e cegos


Fonte: JC / caderno c / AD Luna

Entrevista antiga mais interessante.


































Fonte: Folha de São Paulo

Aos Deuses...


los 3


Verdades...


Feliz...


15 sites para baixar livros gratuitamente


Para ampliar a sua experiência de leitura, o Catraca Livre fez uma lista com 15 sites nacionais e internacionais em que é possível baixar  livros e ler online de maneira legal, sem complicações e, o melhor, de graça.
Ler para aprender, ler para expandir a mente, ler para estimular a memória.  Não importa o porquê você dedica tempo para essa atividade, o que vale é aproveitar todos os seus benefícios, seja no papel ou nos modernos leitores digitais.
Confira as opções de leitura gratuita.
1. Universia – Reúne mais de 1000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.
2. Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em cerca idiomas.
3. Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.
3. Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.
4. Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.
5. Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.
6. Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.
7. Portal Domínio Público - Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras. É possível baixar 21 livros de Fernando Pessoa.
8. Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso ás obras.
9. Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado do escritor José Saramago. Nele, estão disponíveis manuscritos do autor.
10. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site do escritor oferece sua obra completa – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.
11. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.
12. Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber  diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.
13. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.
14. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.
 15.  Unesp Aberta - Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.
Fonte:

O poder da cultura e a cultura no poder

Livro: O poder da cultura e a cultura no poder - a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil 
De Jocélio Teles dos Santos 

LINK PARA DOWNLOAD: http://sdrv.ms/U4RACe

Os textos reunidos nessa coletânea visam contribuir para ampliar as possibilidades de discussão sobre a história do urbanismo nessas décadas cruciais em que as cidades sul-americanas conhecem expressivas taxas de crescimento, o agravamento dos problemas urbanos e a busca, em várias frentes e de diferentes maneiras, de soluções para enfrentá-los. A partir de perspectivas diversas, eles buscam aproximar diferentes experiências nacionais, explorar singularidades, rastrear o surgimento de redes profissionais, mapear discussões, identificar enfim caminhos e descaminhos da construção de uma cultura urbanística no âmbito continental.

CONHEÇA OUTROS TÍTULOS PARA DOWNLOAD NO ÁLBUM "Identidade Africana: Acesso a Informação", acesse: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.400244633373021.99039.278535572210595&type=1

Dona Canô

‎"Viver é muito bom, mas saber viver é melhor ainda"

(Dona Canô - 16/09/1907 - 25/12/2012)

LIVRO: Os Orixás - de Pierre Fatumbi Verger

LINK PARA DOWNLOAD:
 http://www.4shared.com/folder/NdUooKC8/Orixs.html

Pierre Fatumbi Verger, a quem se deve este minucioso trabalho, viveu durante dezessete anos em sucessivas viagens, desde 1948, pelas bandas ocidentais da África, em terras iorubás. Tornou-se babalaô em Kêto, por volta de 1950, e foi por essa época que recebeu de seu mestre Oluwo o nome de Fatumbi: "Aquele que nasceu de novo (pela graça) de Ifá".

A Editora Corrupio, dando continuidade à publicação no país sobre cultura negra, onde são estudados os fundamentos históricos e mitológicos, a descrição dos rituais, os laços de profunda afinidade cultural entre a África (região do Golfo de Benin) e Brasil (Salvador e Recife).

Os escravos trazidos desta parte da África, durante os últimos cento e cinqüenta anos do tráfico de escravos (1700-1850), eram, quase que exclusivamente, destinados às duas regiões do Brasil acima mencionadas. As razões econômicas que determinaram esta "preferência" e escolha são mencionadas em outra obra do autor: "Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o Golfo de Benin e a Baía de Todos os Santos".

Orixás também se constitui rm valioso documento sobre as religiões em vias de desaparecimento em alguns países africanos, paralelamente à sua plena aceitação e integração no Brasil, particularmente na Bahia.

A tradução feita do original por Maria Aparecida da Nóbrega merece ser destacada, como o trabalho do editor de fotografia Arnaldo Grebler, que ampliou este conjunto de fotos com uma dedicação perfeccionista à altura do alto valor e importância da obra de Fatumbi Verger.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A melhor programação do dia de hoje !!!


Esse sim é o bom velhinho !!!


Michael Moore

Sinjope Jornalistas Profissionais Pernambuco

Neste final de ano uma campanha vem constrangendo os funcinoários da Rádio Jornal, pertencente ao Grupo JCPM. Nos quadros murais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação um cartaz alardeia que a Rádio é a líder do mercado publicitário e abocanha 46% do faturameto. Os jornalistas que lá trabalham não conseguem ver isso traduzidos nos salários e nem nas condições de trabalho. Eles se perguntam como essa liderança não proporciona remuneração digna à maioria da equipe. A liderança de mercado justifica o faturamento. A Rádio Jornal/CBN é dona, por baixo, de uma receita de 1 milhão por mês. Os jornalistas da empresa ganham R$ 1.200,00/mês (sim, senhores, mil e duzentos reais). Nessa matemática perversa repousa o orgulho do atual gestor, sempre pronto em fazer mais por menos e sempre elogiado, aos olhos da empresa, como exemplo a ser seguido pelos demais. Claro. Nessa última campanha salarial, os baixos salários pagos no mercado de comunicação em Pernambuco, dos quais o da Rádio Jornal e o da Folha de Pernambuco (R930,00) são emblemáticos, inspiraram e inspiram a luta por um piso para a categoria estipulado em R$ 1.650,00. É pouco, sabemos, mas o Sinjope entende que a adoção dele é uma tentativa de começar a frear a derrrocada salarial de uma cateogoria que vem a cada ano sendo espoliada com baixa remuneração e acúmulo de função. Apesar do esforço e da boa vontade do Sinjope em negociar os patrões disseram não e a campanha está em aberto. Nesse sentido, a Rádio Jornal (e o mercado de maneira geral) precisa descobrir com urgência o caminho da valorização profissionall. A mentalidade moderna de gestão e das novas corporações valoriza a capacidade dos seus trabalhadores a começar pelo que oferecem em troca da força de trabalho. Sobretudo porque contra fatos não há argumentos e não se justifica que a Rádio Jornal, líder em audiência e faturamento, há quinze anos , siga sendo a lanterna na remuneração dos trabalhadores, dedicando-lhes apenas as migalhas de um bolo tão farto.
Fonte: Sinjope Jornalistas Profissionais Pernambuco

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Fronteiras da fotografia / Caçadores da Alma



 Os caçadores revelam a essência singular das obras que ultrapassam fronteiras As fronteiras da fotografia possuem diversas naturezas. Elas são múltiplas, atualizam-se, desafiam a caça do fotógrafo, provocam os limites e as contradições da beleza e da dor, duvidam da força do instante, questionam a unicidade do tempo, confundem-se com as barreiras do esporte, abarcam a imutabilidade do nu e a poesia indomável da sedução. 

 Fronteiras que encerram ou que libertam a imagem? Este é o tema do episódio desta semana do Caçadores da Alma, num convite para que o telespectador tente ultrapassá-las.


 “Toda fotografia, essencialmente, é documental, mesmo que ela não tenha sido feita com a proposta de um registro de longa data, um registro pro futuro. Ela acaba sendo uma referência física, cultural, intelectual de tudo que a gente vive. Pra mim, a foto sela no momento do clique, quando você aperta o obturador da máquina e naquele momento só aquilo existe. Só aquilo aconteceu e jamais vai se repetir”, declara o fotógrafo Christian Cravo, no penúltimo episódio da série.


Fonte:

http://tvbrasil.ebc.com.br

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Fotografia e emoção - Caçadores da Alma

Os profissionais da lente transmitem na imagem a emoção de fotografar A emoção é a fonte maior que nutre a fotografia. O fotógrafo é arrebatado pela imagem ao mesmo tempo em que persegue insistentemente a sua alma. Neste episódio, oCaçadores da Alma acompanha os fotógrafos que caçam a emoção da alma, o trauma deflagrador da guerra, a cidade que desaparece melancólica sob o mar, o peito desesperado de um gol que não vem e os sonhos pulsantes de sermos quem não somos. “Eu acho que ser fotógrafo é a maior experiência de vida que você pode ter. Te engrandece, te revela coisas. É revelar o outro, porque revelando o outro você revela você. É um espelho! Porque eu sou uma pessoa apaixonada pelo ser humano. Eu não tenho vício nenhum, o meu vício é gente”, declara, emocionada, a fotógrafaVânia Toledo. Fonte: http://tvbrasil.ebc.com.br/cacadoresdaalma/

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Benedito Felix – O Mestre Bio


Benedito Felix – O Mestre Bio, upload feito originalmente por adriano sobral.

Benedito Felix – O Mestre Bio

Benedito Felix da Silva, o Mestre Bio, nasceu no Recife no dia 17 de abril de 1936, e cresceu no bairro do Jequiá, nos arredores de Afogados, zona sul do Recife. Filho de Deodelino Felix da Silva e Dacifica Sancha da Silva herdou a arte do folguedo do Boi e desenvolve com muito prazer desde os 7 anos de idade.

Trabalhou durante 28 anos em uma agência bancária no bairro do Recife, casou-se e teve dez filhos, que também foram apresentados à cultura do boi. Entre os dias e horário de trabalho no banco, Mestre Bio achava tempo para ensaios nos terreiros, apresentações e espetáculos durante os ciclos festivos da cidade. O seu boi de origem é o Boi Misterioso de Afogados do Capitão Antônio Pereira. Além do boi e do caboclinho, que são suas principais atividades artísticas, ele se dedica à religiosidade.

Pai Benedito, como é conhecido no bairro de Santo Aleixo – Jaboatão dos Guararapes onde mora atualmente, tem o respeito e a consideração de todos que o conhece. Um reconhecimento construído com muito trabalho, dedicação, fé e alegria.

Aos 75 anos continua esbanjando simpatia e vigor para manter viva e fortalecer as tradições culturais de Pernambuco. Mestre Bio é hoje um dos artistas de maior representatividade na brincadeira do boi. Um remanescente dos tempos do Capitão Antônio Pereira, Mestre Bio é o homenageado da FECBOIS/PE. Todas as honras a esse grande Mestre do Boi de Pernambuco!

Texto: Gláucia Bruce
Fotografia: Adriano Sobral

Fotografia Sonora COMUNICAÇÃO

Caramiolas LAB - 2013 / Oficinas & Cursos...

Caramiolas Projetos Afins Multimídia

Mais uma Oficina com inscrições abertas!!!!!

Reserve sua vaga agora!!!!

O 3º Olhar l Fotografia Digital
"O Exercício do Olhar"

Adriano Sobral (PE)


A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? A Oficina Terceiro Olhar pretende fazer com que os alunos conheçam mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias.

A referida Oficina está voltada para uma formação que contemple o aprendizado de aspectos técnicos e o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica através do ato de fotografar, de análise, fundamentada no conhecimento elaborado. Tem-se, portanto, a preocupação de contribuir na formação de um sujeito agente e que compreende a dimensão do seu agir na sociedade no modo de olhar fotograficamente.

Programa / Assuntos Abordados

1- A fotografia e sua história ao longo dos anos
2- Equipamento Fotográfico
3- Vídeos - Fotografia (Uso do PC/DVD/TV)
4- A Composição de Uma Imagem
5- Focagem / Planos / Regra dos Terços
6- Diafragma
7- Obturador
8- Iso
9- Lentes
10- Fotômetro
11- Aulas Práticas / Saídas
12- Reconhecendo as Imagens (Uso do Projetor)

Breve Release

Adriano Sobral, fotógrafo nascido em Pernambuco teve sua incursão na fotografia inspirados em Cícero Sobral / Natanael Guedes e Edvaldo Rodrigues. Formado em fotografia pelo SENAC-PE,desenvolve oficinas e cursos voltados para jovens e adolescentes da periferia.

Nesse ínterim desempenhou vários projetos dentre os quais destacamos a Mostra Individual “Caixa de Luz”, criou o coletivo denominado “Velocidade e Luz”, no qual trabalhou o tema “O Novo do Antigo” com cerca de 17 fotógrafos locais e as Oficinas O Terceiro Olhar, Stop Motion Passo-a-Passo e Brincando de Fotografar. Como parte de seu projeto pessoal, busca aguçar a criatividade de seus alunos e incentivá-los como agentes multiplicadores da cultura.

Atuou em revistas e jornais locais (impressos e online) e vem realizando cobertura de shows, espetáculos teatrais, mostras de danças e ensaios autorais. Desenvolve pesquisas voltadas ao enaltecimento dos folguedos e brinquedos populares nordestinos dentre outros.

Dias: 11|01 (sexta) a 22|01 (terça)
Horário: noite (10 dias)
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 180,00 (Parcelado) | R$ 160,00 (A vista)

Dias: 01|03 (terça) a 12|03 (sexta)
Horário: manhã (10 dias)
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 180,00 (Parcelado) | R$ 160,00 (A vista)

Forma de pagamento: presencial (parcelado) ou depósito bancário.

Caramiolas Projetos Afins Multimídia LTDA
Banco Caixa Econômica
ag. 1294 | op. 003 | cc. 0713-4

* Envie email agora reservando sua vaga para caramiolaslab@gmail.com

A vaga só será confirmada com comprovante de pagamento.

Celso Costa | Enaile Lima
Caramiolas Projetos Afins Multimídia
Av. Dantas Barreto, 324 | sétimo andar | Edf. Pernambuco
Santo Antonio | Recife | PE
caramiolas.blogspot.com
[81] 9605.8012 | 3082.5034

Olhos da Rua - Cartazes das Projeções...





Prêmio Nacional de Fotografia PIERRE VERGER







































Abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Fotografia PIERRE VERGER
http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O 3º Olhar l Fotografia Digital "O Exercício do Olhar"

Caramiolas Projetos Afins Multimídia

Mais uma Oficina com inscrições abertas!!!!!

Reserve sua vaga agora!!!!

O 3º Olhar l Fotografia Digital
"O Exercício do Olhar"

Adriano Sobral (PE)


A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? A Oficina Terceiro Olhar pretende fazer com que os alunos conheçam mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias.

A referida Oficina está voltada para uma formação que contemple o aprendizado de aspectos técnicos e o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica através do ato de fotografar, de análise, fundamentada no conhecimento elaborado. Tem-se, portanto, a preocupação de contribuir na formação de um sujeito agente e que compreende a dimensão do seu agir na sociedade no modo de olhar fotograficamente.

Programa / Assuntos Abordados

1- A fotografia e sua história ao longo dos anos
2- Equipamento Fotográfico
3- Vídeos - Fotografia (Uso do PC/DVD/TV)
4- A Composição de Uma Imagem
5- Focagem / Planos / Regra dos Terços
6- Diafragma
7- Obturador
8- Iso
9- Lentes
10- Fotômetro
11- Aulas Práticas / Saídas
12- Reconhecendo as Imagens (Uso do Projetor)

Breve Release

Adriano Sobral, fotógrafo nascido em Pernambuco teve sua incursão na fotografia inspirados em Cícero Sobral / Natanael Guedes e Edvaldo Rodrigues. Formado em fotografia pelo SENAC-PE,desenvolve oficinas e cursos voltados para jovens e adolescentes da periferia.

Nesse ínterim desempenhou vários projetos dentre os quais destacamos a Mostra Individual “Caixa de Luz”, criou o coletivo denominado “Velocidade e Luz”, no qual trabalhou o tema “O Novo do Antigo” com cerca de 17 fotógrafos locais e as Oficinas O Terceiro Olhar, Stop Motion Passo-a-Passo e Brincando de Fotografar. Como parte de seu projeto pessoal, busca aguçar a criatividade de seus alunos e incentivá-los como agentes multiplicadores da cultura.

Atuou em revistas e jornais locais (impressos e online) e vem realizando cobertura de shows, espetáculos teatrais, mostras de danças e ensaios autorais. Desenvolve pesquisas voltadas ao enaltecimento dos folguedos e brinquedos populares nordestinos dentre outros.

Dias: 11|01 (sexta) a 22|01 (terça)
Horário: noite (10 dias)
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 180,00 (Parcelado) | R$ 160,00 (A vista)

Dias: 01|03 (terça) a 12|03 (sexta)
Horário: manhã (10 dias)
Nº de vagas: até 20 alunos
Valor: R$ 180,00 (Parcelado) | R$ 160,00 (A vista)

Forma de pagamento: presencial (parcelado) ou depósito bancário.

Caramiolas Projetos Afins Multimídia LTDA
Banco Caixa Econômica
ag. 1294 | op. 003 | cc. 0713-4

* Envie email agora reservando sua vaga para caramiolaslab@gmail.com

A vaga só será confirmada com comprovante de pagamento.

Celso Costa | Enaile Lima
Caramiolas Projetos Afins Multimídia
Av. Dantas Barreto, 324 | sétimo andar | Edf. Pernambuco
Santo Antonio | Recife | PE
caramiolas.blogspot.com
[81] 9605.8012 | 3082.5034

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Abertas inscrições a diferentes projetos sobre cultura afrodescendente


Estão abertas até o dia 7 de dezembro, inscrições para cinco diferentes convênios que visam à valorização da cultura afro-brasileira. Os editais foram lançados pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares. Para participar, entidades privadas sem fins lucrativos ou órgãos públicos das esferas municipal e estadual devem acessar o Portal de Convênios Siconvhttps://www.convenios.gov.br/portal/acessoLivre.html.
Os convênios abertos sobre o tema citado são os seguintes:
2040820120001 – Fomento a Projetos da Cultura Afro-Brasileira, para apoiar e promover projetos temáticos culturais afro-brasileiros de modo a ampliar a produção cultural e resgatar a identidade nacional da população negra no País.
2040820120002 – Promoção de Intercâmbios Culturais Afro-Brasileiros, para promover e apoiar o intercâmbio cultural no Brasil e no exterior, resgatar e ampliar a participação dos afro-brasileiros e dos seus descendentes no mercado, divulgar suas criações, trocar e adquirir conhecimentos e informações.
2040820120003 – Proteção e Promoção das Comunidades Quilombolas e de Terreiros, pela preservação das celebrações, saberes e fazeres, formas de expressões e lugares destinados às manifestações culturais afro-brasileiras e promover atividades para o desenvolvimento sustentável das comunidades remanescentes de quilombos, tradicionais e de terreiros.
2040820120004 – Implantação de Equipamentos Culturais da Cultura Afro-Brasileira, em apoio às ações de preservação, proteção, capacitação, manutenção, identificação e registro das comunidades quilombolas, negras tradicionais e de terreiros, difusão da expressão cultural própria dessas comunidades. Esse convênio visa à implantação de equipamentos culturais voltados para valorização, divulgação e preservação da cultura negra.
2040820120005 – Fomento à Difusão e Pesquisas sobre Cultura e Patrimônio Afro-Brasileiro, para realização de pesquisas, estudos e levantamentos em parceria com órgãos públicos e privados sobre cultura afro-brasileira e patrimônio transversalizada por gênero, religião, etnia, cor/raça e/ou educação da população brasileira.
Novos editais com a temática afrodescendente serão lançados no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, segundo informou na quinta-feira, 4, a ministra da Cultura, Marta Suplicy. As novas oportunidades serão condicionadas a produtores e criadores negros. A decisão foi anunciada após conversa da ministra da Cultura com a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros.

Uma Casa portuguesa com Certeza (concurso)

Uma Casa portuguesa com Certeza [vinheta 2] from Uma Casa portuguesa com Certeza on Vimeo.

http://umacasaportuguesacomcerteza.com/

Caçadores da Alma / A diversidade visual do campo e da cidade

Caçadores da Alma / Retratos da Vida

sábado, 1 de dezembro de 2012