quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Imagético & Ficcional"

Cada dia que passa eu me sinto assim:

"Imagético & Ficcional"

Imagético

Que advém da imagem; construções literárias que possuem o perfeccionismo na construção da imagem como elemento principal da obra.

Ontem vi curiosidades imagéticas na televisão.

Ficcional:

É o termo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou referir obras (de arte) criadas a partir da imaginação.

Exemplo do uso da palavra Ficcional:

Vejo rosas no ar, jogadas pelo piloto que abraçavas asas do avião.

Recife, 31 de Janeiro de 2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Exposição Kuarup – A última viagem de Orlando Villas Bôas





































Talvez se possa afirmar que o coração de Orlando Villas Bôas fosse inteiro de índio. O mais velho dos três irmãos que, nos anos 1940, marcharam rumo ao centro do Brasil para preencher mapas até então em branco, sentiu os primeiros impulsos de revolta logo nas primeiras léguas da expedição Roncador-Xingu. Para os desbravadores de terra contratados pelo governo, índio era empecilho, assim como o eram mata fechada, bicho arisco e rio com piranha. Mas era o homem branco, como iriam ver Orlando e os irmãos Cláudio e Leonardo, o real predador.

A relação de afeto e responsabilidade que Orlando teceu ao longo da vida com as tribos do Alto Xingu, onde deixou como legado o Parque Nacional do Xingu, foi além dele próprio. Pouco meses depois de sua morte (em 2002, aos 88 anos), os índios o homenagearam com o que foi um dos maiores kuarups – ritual que celebra os mortos ilustres indígenas – já feitos. Os registros da festa sem lágrimas e impregnada de cores, feitos pelo fotógrafo Renato Soares, estão reunidos, a partir desta quinta (13), às 19, na exposição Kuarup – A última viagem de Orlando Villas Bôas, na Caixa Cultural, no Marco Zero.

O itinerário da mostra é enriquecido com fotos do acervo pessoal dos Villas Bôas, objetos que pertenceram ao sertanista e um documentário de Maureen Bisilliat, americana que registrou o grandioso kuarup ao caraíba (homem branco). A curadoria é assinada por Denise Carvalho, Gilberto Maringoni e Noel Villas Bôas. O nome do caçula de Orlando é uma homenagem ao médico sanitarista recifense Noel Nutels, que o trouxe à capital pernambucana no final dos anos 1930.

Onde: caixa Cultural no Marco Zero

Até 17 de fevereiro, de terça a sexta, das 12h às 18h; e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. 
Entrada franca. Fone: 3425-1900

Fonte:
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/artes-plasticas/noticia/2012/12/13/exposicao-traz-relacao-de-orlando-villas-boas-com-os-indios-66666.php

Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga




Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga
Até 07 de fevereiro de 2013

Resultado de mais uma parceria cultural entre Fiat e Santander, a exposiçao Rio Sao Francisco navegado por Ronaldo Fraga chega ao Santander Cultural Recife. 
A mostra apresenta com muita ludicidade o olhar do criador Ronaldo Fraga sobre a riqueza cultural ribeirinha do "Velho Chico". 
Composta por 15 instalaçoes, ela nos incita a navegar pelos ambientes que remetem a diversidade, aos símbolos e as cores do Rio Sao Francisco.

Saiba mais sobre essa exposição:
http://saofranciscoronaldofraga.com.br/

Santander Cultural – Recife
http://www.santandercultural.com.br/
Av. Rio Branco, 23 – bairro do Recife
Recife – PE
Tel. 81-3224-1110
Fax 81-3224-0871
Programação Cultural
De terça a domingo, das 13h às 20

Exposição Carnaval de rua de Fred Jordão

























Depois de cinco anos fotografando o carnaval de Pernambuco, Fred Jordão expõe o material na galeria Arte Plural. A exposição intitulada Carnaval de rua pretende voltar os olhos dos pernambucanos para a valorização dos festejos populares, em crítica ao formato de grandes produções e shows, o qual ele acredita ter se tornado o carnaval local. 

Ele explicou ter sentido um certo incômodo ao perceber que, sem nenhum destaque, as manifestações das pessoas simples, espontâneas, o popular de forma geral foram engolidas pelo novo modelo, deixando o carnaval de rua em segundo plano, periférico. 

“O carnaval que eu quero ver é o desfile do Eu Acho é Pouco ou o encontro do Vassourinhas com outra agremiação. E, de uma hora para outra, as pessoas começaram a se programar para que show querem assistir. Esse tipo de manifestação, que é o nosso diferencial, está ficando de lado. E shows podem ser reproduzidos em qualquer lugar do mundo. Acho que as pessoas perderam um pouco o foco e a noção do que o carnaval de verdade”, critica.

Com isso, sua imagens retratam os foliões simples, as fantasias, os maracatus, além de uma homenagem ao fotógrafo Alexandre Berzin, que na década de 1940 fez a imagem Sombras do Frevo. Na época, Berzin fez uma foto da sombra de um passista de frevo dançando. 


“Sempre tive essa foto na minha cabeça. É uma referência e homenagem. Espero que a exposição faça com que as pessoas olhem para essas manifestações com um pouco mais de carinho. Seja folião, morador, poder público. Minha preocupação é para que não percamos essa identidade”, alerta.

Serviço
Exposição Carnaval de rua, do fotógrafo Fred Jordão
Quando: De 4 a 31 de janeiro - terça a sexta das 13h às 19h; sábados e domingos das 16h às 20h.
Onde: Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Quanto: Entrada Franca
Informações: 3424-4431


Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2013/01/03/internas_viver,416037/o-carnaval-de-rua-de-fred-jordao.shtml

Maracatu Rural – A Magia Dos Canaviais


Exposição Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais vai levar o visitante por uma viagem pela história, os personagens, o ritmo, o território, os mitos, a dança, os sincretismos religiosos de uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil. A Exposição vai contar com fotografias, documentos históricos, vídeos, áudios, indumentárias, adereços, textos e livros. Distribuídos em painéis, telas de led e objetos de ambientação criados especialmente para a exposição.
A região da zona da mata norte de Pernambuco apresenta uma grande diversidade cultural. Desde a sua história, na formação econômica e social da região, reunindo várias etnias, costumes e tradições diferenciados; formando assim, uma população com uma cultura singular. E o Maracatu Rural se apresenta como ícone dentre tantas manifestações populares da região.
Muitas das manifestações populares da região foram criadas no imaginário dessas comunidades que viviam dentro dos engenhos e usinas trabalhando no corte, colheita e produção da cana de açúcar. A partir das suas concepções de vida, na realidade de escravidão a que eram submetidas, e o convívio entre diversas culturas reunidas numa condição humana precária; foram dando origem á costumes e culturas específicas. Transformando e recriando a dureza da vida real, na diversão e beleza do imaginário popular: com os brilhos e ritmos das brincadeiras e folguedos.
Assim, durante décadas o Maracatu Rural vem sendo a principal identidade cultural desse povo que sobrevive do corte da cana como guerreiros, que adentram o canavial seja com suas enxadas e facões para garantir o sustento de cada dia – trabalho no corte e colheita para subsistência ou com as suas lanças e guiadas para alimentar e vitalizar o imaginário cultural. Contudo, pela cultura massificadora que vem sendo imposta a essas populações, tende a desencadear um sentimento de depreciação dessas tradições populares por fazerem surgir um pertencimento e reconhecimento das suas origens que sempre estiveram à margem de todo crescimento econômico – subalternas aos costumes de uma cultura dominante.
O ineditismo dessa exposição é importante porque nunca houve no Brasil uma exposição exclusiva sobre o tema Maracatu Rural com essa configuração e com profissionais de larga experiência em suas funções. O resgate histórico é importante porque vai possibilitar o trabalho pela memória, a manutenção e a transmissão do Maracatu Rural. A Exposição conta com a participação de profissionais altamente capacitados e conhecedor do Maracatu Rural.
O projeto da exposição é da empresa Pentagrama Promoções e Produções Ltda., e a Coordenação Geral é do produtor Ângelo Filizola. A Coordenação Artística e Curadoria são de Afonso Oliveira, o experiente conhecedor de Maracatu Rural. O projeto arquitetônico é da Designer Carla Gama, profissional reconhecida com exposições realizadas no Brasil e no Exterior. Textos dos professoresSeverino Vicente e Valéria Vicente. Fotos de Afonso Oliveira, Ederlan FábioHans e Fred Jordão.
Fontehttp://modamodamoda.com.br/maracatu-rural-a-magia-dos-canaviais/
Até 10 de Março de 2013

Jornalismo Lixo, nós vemos por ai...



Quando vejo a cobertura da imprensa de tragédias como o deslizamento no morro do Bumba, o massacre na escola em Realengo ou o incêndio em Santa Maria, me pergunto: isso é jornalismo?

Workshop sobre Direito Autoral
















Workshop sobre Direito Autoral, ultimas vagas
Participem!!!
Mais informações pelo e-mail contato@studio865.com.br


Workshop de Direito Autoral

Aprenda a proteger suas obras de danos e problemas futuros. 
O Workshop é voltado para empresas e pessoas físicas que possuem dúvidas na parte jurídica e burocrática de documentação para proteção e autorizações de obras. 
Serão abordados temas como: montagem de contratos para uso de imagem, contratos de prestação de serviços, direito autoral e patrimonial, proteção na web, problemas de titularidade, prazo de proteção, obras coletivas e muito mais.


Acontece dia 02 de fevereiro de 2013, na sede do Studio 865 Fotografia e Marketing. horário das 08:00 às 13:00 com intervalo para coffee break.


O investimento é de R$60,00 à vista.


Sobre o palestrante.


Wilson Furtado Roberto
-Doutorando em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa com orientação do Professor José de Oliveira Ascensão
-Mestre em Ciências Jurídico-internacionais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
-MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas
-Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê
-Foi aluno visitante na Hochschule Bremen do curso InternationalStudiesof Global Management - ISGM
-Foi pesquisador no Max-Planck-InstitutfürausländischesundinternationalesPrivatrecht em Hamburgo-Alemanha
-Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem
-Membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Direito da Informática - IBDI
-Membro do Deutsch-Brasilianische-Juristenvereinigung.
-Editor do site Juristas.com.br
-Administrador de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba
-Advogado, palestrante e professor

Inscrições:
Av. Visconde de Suassuna 865 – Cobertura
Boa Vista – Recife –PE
Contato: 81-8803-3826 ou 8886-4700
contato@studio865.com.br


Dados Bancários
Banco do Brasil
Angência:3108-9
Conta Corrente: 22312-3
Correntista: Yanna Stella O.B Cavalcanti
CPF:009.670.024-60 (em caso de Transferência)
Atenciosamente
Studio865

WORKSHOP - UNIVERSO DA COR com Walter Firmo



WORKSHOP - UNIVERSO DA COR
FOTOGRAFIA, ARTE, LUZ, CONCEITO !!!

Em março, nos dias 15, 16 e 17, Maceió receberá um dos principais nomes da fotografia brasileira.

Walter Firmo tem uma obra belíssima. (www.walterfirmo.com.br)
São mais de 50 anos dedicados à FOTOGRAFIA !!!

http://www.youtube.com/watch?v=iLWURTo7vGE

Os principais temas do Workshop:

Composição
Criatividade
Luz, Cor ...

APÓS O WORKSHOP, SERÁ MONTADA UMA EXPOSIÇÃO COM ALGUNS TRABALHOS SELECIONADOS DOS PARTICIPANTES.

HAVERÁ O SORTEIO DO LIVRO "FIRMO" QUE CELEBRA OS 50 ANOS DE PROFISSÃO DE WALTER FIRMO.

QUEM PARTICIPAR DO WORKSHOP TERÁ ACESSO FREE À IV JORNADA FOTOGRÁFICA CULTURAL.

E MAIS ...

Informações e Inscrições:
http://www.credencialeventos.com.br/v2/universodacor
(82) 88632340 / 81191883 / 99192661
e-mail: universodacor@live.com

f 13.1 nos dias dias: 4, 5, 6 e 7 !!!



f 13.1 nos dias dias: 4, 5, 6 e 7 !!!

Workshop de Retratos com Jorge Bispo em Recife



Workshop de Retratos com Jorge Bispo
Dias: 30 e 31 de Março de 2013
Horário: 10:00 às 17:00 (com intervalo para almoço)
Investimento: R$ 550,00 á vista ou 2x de R$ 300,00 no cheque

Sobre o Fotógrafo.
Sobre o Fotógrafo.
Jorge Bispo é fotógrafo formado em Belas Artes pela UFRJ. Atua com fotografias de retratos e editoriais para importantes publicações, tais como; Playboy, Vip, Trip, Tpm, Alfa, Claudia entre outras. Participou de exposições na França, Bélgica, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Foi por duas vezes finalista do prêmio Abril de Melhor da fotografia brasileira.
Hoje é considerado um dos melhores fotógrafos do Brasil.




Para informações e inscrições.
Studio865
Av. Visconde de Suassuna 865 – cobertura
Boa Vista – Recife – PE 
Contato:
81-8803-3826 / 8886-4700
contato@studio865.com.br

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

"O famoso pão e circo".

É por essas e outras que cada vez mais prefiro o Carnaval verdadeiro, "O de Rua" para ser clicado, a grande festa vem perdendo a magia a muito tempo, vou sair por mais um ano pra captar o que ainda há de bom na festa de Momo. Essa entrevista é antiga, mais essa Jornalista consegue falar em Certas palavras tudo que gostaria de escrever sobre o Carnaval do Businness, o que a mídia esconde, o que não é do povo...enfim veja o vídeo.

Esperando a quarta-feira de Cinzas !!!
Rachel Sheherazade - "O famoso pão e circo".

Carnaval só da lucro pra dono de cervejaria, pra proprietário de trio elétrico e para os artistas Bahianos...no mais é só prejuizo !!!


Que tempo bom, que não volta nunca mais...

Hoje bateu saudades dos Shows da Rua da Glória, Francis Drinks, Grego, Galettus Hall, Garagem, Dokas, Fogão, e todos os espaços ultra alternativos que existiam !!!

O único que ainda continua de pé por tempo limitado é o Casarão das Artes, infelizmente, as tentativas de se fazer algo igual são inviáveis, não pela cena ou os que fazem parte do mesmo, mais devido a essa revitalização descontrolada que acontece no Recife, quem pensa em abrir ou reabrir um espaço tem suas portas fechadas, o poder público nunca foi tão manipulado, Prefeitura e Governo do Estado ditam regras de cada centímetro do Recife Antigo, enquanto isso a mesmice toma conta de tudo.

Imagens do Recife - Pontes l Lançamento 17.01.13


Abertura da Exposição e lançamento do livro.

A exposição e o livro trazem diversos olhares de fotógrafos que documentaram a fisionomia da cidade, desde o século XIX. É um panorama do acervo do Museu da Cidade do Recife, tendo como tema as pontes enquanto ícones da paisagem da cidade, que retratam não apenas as construções consagradas, mas também vistas menos conhecidas, ao adentrar pelos subúrbios mais distantes.

O Livro tem Curadoria do Grande Fotógrafo Josivan Rodrigues.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O 3º Olhar l Fotografia Digital l Inscrições Abertas !!!


Oficina FOTOGRAFIA DIGITAL com Inscrições Abertas !!!

Reserve sua vaga agora!!!!

O 3º Olhar l Fotografia Digital
"O Exercício do Olhar"


Adriano Sobral (PE)


A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? A Oficina Terceiro Olhar pretende fazer com que os alunos conheçam mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias.

A referida Oficina está voltada para uma formação que contemple o aprendizado de aspectos técnicos e o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica através do ato de fotografar, de análise, fundamentada no conhecimento elaborado. Tem-se, portanto, a preocupação de contribuir na formação de um sujeito agente e que compreende a dimensão do seu agir na sociedade no modo de olhar fotograficamente. 


Programa / Assuntos Abordados


1- A fotografia e sua história ao longo dos anos
2- Equipamento Fotográfico
3- Vídeos - Fotografia (Uso do PC/DVD/TV)
4- A Composição de Uma Imagem
5- Focagem / Planos / Regra dos Terços
6- Diafragma
7- Obturador 
8- ISO
9- Lentes
10- Fotômetro
11- Aulas Práticas / Saídas
12- Reconhecendo as Imagens (Uso do Projetor)


Breve Release


Adriano Sobral, fotógrafo nascido em Pernambuco teve sua incursão na fotografia inspirados em Cícero Sobral / Natanael Guedes e Edvaldo Rodrigues. Formado em fotografia pelo SENAC-PE,desenvolve oficinas e cursos voltados para jovens e adolescentes da periferia.


Nesse ínterim desempenhou vários projetos dentre os quais destacamos a Mostra Individual “Caixa de Luz”, criou o coletivo denominado “Velocidade e Luz”, no qual trabalhou o tema “O Novo do Antigo” com cerca de 17 fotógrafos locais e as Oficinas O Terceiro Olhar, Stop Motion Passo-a-Passo e Brincando de Fotografar. Como parte de seu projeto pessoal, busca aguçar a criatividade de seus alunos e incentivá-los como agentes multiplicadores da cultura.


Atuou em revistas e jornais locais (impressos e online) e vem realizando cobertura de shows, espetáculos teatrais, mostras de danças e ensaios autorais. Desenvolve pesquisas voltadas ao enaltecimento dos folguedos e brinquedos populares nordestinos dentre outros.


TURMA A   

Dias: 01|03l13 a (terça) a 12|03l13 (sexta)
Horário: 19:00 às 22:00 Noite (10 dias)
Nº de vagas: até 20 alunos 
Valor: R$ 180,00 (Parcelado) | R$ 160,00 (A vista)


TURMA B 
                                                                                                 
Dias: 01l04l13 (segunda) a 11|04l13 (quinta)
Horário: 09:00 às 12:00 Manhã (10 dias)
Nº de vagas: até 20 alunos 
Valor: R$ 180,00 (Parcelado) | R$ 160,00 (A vista)

Forma de pagamento: 
Presencial (parcelado) ou depósito bancário.

Caramiolas Projetos Afins Multimídia LTDA
Banco Caixa Econômica
ag. 1294 | op. 003 | cc. 0713-4

* Envie email agora reservando sua vaga para caramiolaslab@gmail.com 

A vaga só será confirmada com comprovante de pagamento.

Celso Costa | Enaile Lima
Caramiolas Projetos Afins Multimídia
Av. Dantas Barreto, 324 | sétimo andar | Edf. Pernambuco
Santo Antônio | Recife | PE
http://caramiolaslab.com l caramiolas.blogspot.com
[81] 9605.8012 | 3082.5034



NA CARAMIOLAS LAB I 2013


OFICINAS I WORKSHOPS I CURSO I PALESTRAS 


NA CARAMIOLAS LAB I 2013



INFORMAÇÕES 


81.3082.5034 / 9605.8012

FOTOGRAFIA
Oficina “Terceiro olhar: fotografia digital”
por Adriano Sobral (PE)
de 11.01.13 a 22.01.13

FOTOGRAFIA
Oficina de fotografia: princípios básicos e acessórios alternativos
por Clarissa Dutra (PE)
de 28.01.13 a 02.02.13

ARTES VISUAIS
Oficina de Montagem, iluminação e desmontagem de exposição
por Marta Freitas (PA)
de 21.01.13 a 01.02.13

ARTES CÊNICAS
Oficina “A Busca do ator”
por Manoel Constantino (AL)
de 07.01.13 a 27.02.13

AUDIOVISUAL
Oficina de Direção de arte
por Silvia Macedo (PE)
de 21.01.13 a 26.01.13

ARTES VISUAIS
Oficina “Papelão de poesia”
por Adélia Oliveira (RS)
de 26.01.13 a 03.02.13

AUDIOVISUAL
Oficina de Produção de videoclipes
por Marcelo Paes de Carvalho (RJ)
de 04.03.13 a 10.03.13

LITERATURA
Oficina de Literatura Russa
por Odomiro Fonseca (PE)
de 28.01.13 a 01.02.13

Forma de pagamento: presencial ou depósito bancário.

Caramiolas Projetos Afins Multimídia LTDA
Banco Caixa Econômica
ag. 1294 | op. 003 | cc. 0713-4

* Envie email agora reservando sua vaga para caramiolaslab@gmail.com 

A vaga só será confirmada com comprovante de pagamento.

Celso Costa | Enaile Lima
Caramiolas Projetos Afins Multimídia
Av. Dantas Barreto, 324 | sétimo andar | Edf. Pernambuco
Santo Antonio | Recife | PE
caramiolas.blogspot.com
[81] 9605.8012 | 3082.5034

Corra e cadastre-se!

A partir de hoje, todos que deixarem mensagem, na caixa de contatos, dizendo - Quero me cadastrar no mais novo espaço de oficinas artísticas de Pernambuco, concorrerá a R$ 200,00 em crédito para fazer qualquer oficina disponível em nosso cronograma de ano novo. Serão três pessoas sortudas do ano de 2013.

Visite nosso site agora e faça parte da nossa rede de parceiros!

Caramiolas Lab


3080.5034












sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Sobre as Lágrimas do então ex-prefeito do Recife João da Costa



Pois é, entra João e sai João, a profecia parece não ter fim...

A tempestade passou,  muitos dos que choram não vão embora, pois tem outros cabides pra se pendurar. Lembro que uma vez em rede social comentei sobre os que marchavam com o então ex-prefeito, bem a minha crítica não foi muito bem aceita, bastou aparecer o Mauricio Hands e ver muita gente pular fora do barco antes da chegada ao Cais do Porto dos Empregos Comissionados. A onda passou e veio o Humberto Costa e o fim todos já sabem, mas o mais engraçado e ver boa parte desse povo correndo atrás do atual Geraldo Júlio aos 45 do segundo tempo em pleno fim de campanha, bem, pra que? Pra mais 4 anos de puxa saquismo de ter cargo comissionado novamente, eis os mesmos que me criticaram em rede social. O fim de 12 anos do PT do Recife não precisava ser assim, infelizmente os próprios que fazem o mesmo aderiram a isso. 

Quando se tem ao longo de 4 anos de Gestão muita gente atrapalhando no desenvolvimento da nossa cidade, milhares de questões entram em jogo, enfim, a maior delas, bens materiais como:
3 lojas no Rio Mar para a Patroa, Casas de Veraneio, e os gigantes das Torres Gêmeas com um apartamento lindo, quem acredita que essa lágrima é verdadeira, vamos lavar tudo isso com festa, velório e caixão, e vou parafrasear a nossa perfeição, que aqui também podemos celebrar a estupidez de quem lembrou essa canção !!! Que venham os próximos técnicos candidatos a Prefeito, pois como disse o nosso Coronel e futuro candidato a presidência, foi Geraldo quem fez...

Mais um Pacto que não será pela vida e sim do sangue de inúmeros trabalhadores desta cidade.

Recife, 04 de Janeiro de 2013

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O Cinema Pernambucano em alta !!!


2013 com muita pipoca !!!
Que momento lindo, 3 longas no mesmo mês nos cinemas !!!

País do Desejo - Paulo Caldas

Era Uma Vez Eu, Verônica - Marcelo Gomes

O Som ao Redor - Kleber Mendonça Filho

Eu sou assim

 "Imagético".

Que advém da imagem; construções literárias que possuem o perfeccionismo na construção da imagem como elemento principal da obra.