quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Projeto Boca Livre: oficinas gratuitas em Recife


Projeto Boca Livre: oficinas gratuitas

O projeto Boca Livre realizado pela Caramiolas Projetos Afins Multimídia, é um projeto incentivado pelo Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, aprovado através do Edital Independente de 2012. O projeto é um intercâmbio de ações interativas que serão ministradas por profissionais do mercado de artes visuais, contemplando as cidades de Recife e Garanhuns. As ações terão formato de oficinas gratuitas aberta ao público em geral e envolvem as áreas de Conservação- Patrimônio-Curadoria, Produção de Montagem de Exposição, Design de Montagem (Projeto Expográfico), Montagem-Desmontagem e Iluminação.
Com intuito de preencher uma lacuna no que diz respeito aos saberes que envolvem todo o processo expositivo, o projeto visa a democratização desses saberes através de aulas teóricas e práticas  com os profissionais Daniela Brilhante (DF/PE), Marta Freitas (PA), Niedja Santos (PE) e Fabiana Rocha (PE), além da realização de montagem de exposições em Recife e Garanhuns com artistas locais a serem definidos durante as oficinas. Como resultado do projeto, será publicado um catálogo com distribuição gratuita em escolas públicas, espaços culturais e público interessado.


Oficina de Design de Montagem (projeto expográfico)

A expografia é a atividade da museologia que lida com o planejamento, projeto e montagem de uma exposição. Para a realização do projeto de uma exposição são utilizadas ferramentas componentes da atividade de Design. Organização, planejamento e configuração auxiliam na definição do partido projetual. Na concepção expográfica estão definidas as etapas que concebem o design da exposição: os suportes e mobiliários a serem utilizados, o estilo e material empregado, o tamanho e disposição do texto, a distribuição das peças no espaço físico, paleta de cores e composições visuais, iluminação, etc.

Inscrições: 06 de fevereiro a 10 de março de 2013
Realização Turma A: 11 de março, das 10h às 12h e 12 de março, das 10h às 13h
Número de vagas: 10
Realização Turma B: 14 de março, das 10h às 12h e 15 de março, das 10h às 13h
Número de vagas: 10
Investimento: gratuito
Baixe, preencha e envie esta ficha de inscrição para o email secretaria@caramiolaslab.com.   


Daniela Brilhante
Atua como designer gráfico desde 1997, desenvolvendo projetos editoriais, cenográficos e de identidade visual essencialmente ligados à cena cultural. Em trajetória paralela, coordena cursos e oficinas (animação stop motion, direção de arte, gravura, estamparia), e participa de mostras e exposições coletivas de arte. Dentre os projetos expográficos, podem ser citados locais como: Casa do Carnaval – Prefeitura do Recife (desde2008), Museu do Estado, Torre Malakoff, Museu de Arte Contemporânea – MAC Olinda, Galeria Janete Costa – Parque Dona Lindu.

Oficina de Produção de Exposição


Há uma lacuna no que diz respeito aos saberes que envolvem todo o processo expositivo. A oficina de Produção de Exposição visa a democratização desses saberes, uma vez que a mesma irá munir o público de informações acerca das etapas de produção e montagem de um projeto expositivo, como: viabilizar o projeto expográfico, definido pelo design de montagem, até a compra/aquisição de material a ser utilizado. A oficina possibilita aos produtores culturais, estudantes e público interessado a desmistificar o processo de sacralização da verve criativa e quebrar de uma vez com a áurea do cubo branco que diz que arte só é produzida nas galerias.


Inscrições: 06 de fevereiro a 10 de março de 2013
Realização Turma A: 11 de março, das 10h às 12h e 12 de março, das 10h às 13h
Número de vagas: 10
Realização Turma B: 14 de março, das 10h às 12h e 15 de março, das 10h às 13h
Número de vagas: 10
Investimento: gratuito


Fabiana Rocha
Produtora, curadora e arte educadora, especialista em História das Artes e das Religiões e em Expressão Gráfica. Possui 11 anos de experiência e nesse ínterim como gestora de galeria já atuou na produção e curadoria de 40 mostras dentre as quais destacam-se “O vendedor de bananas” – mostra individual do artista plástico Galo de Souza, “Visões em tom de preto” – mostra individual do artista plástico e músico Neilton Carvalho, “Exposição XYZ” – mostra individual do artista plástico Jeims Duarte, “Exposição figura, paisagem e natureza-morta” – mostra coletiva dos artistas Gil Vicente, Manoel Veiga e Renato Valle.

Oficina de Montagem-Desmontagem-Iluminação de exposições

Esta oficina é resultado de 25 anos de trabalho em curadoria, produção e montagem de exposições. É uma forma de esclarecer aos participantes que as artes plásticas necessitam de um montador assim como o artista do curador e o curador do artista. A oficina acontecerá dentro de um espaço expositivo e o resultado será a montagem de uma exposição, buscando uma analise e compreensão do que foi trabalhado. O grande objetivo da oficina é oportunizar os alunos de Artes Visuais, Artistas Plásticos e interessados, na realização e na qualificação de uma mostra de arte, com suas diferentes formas. Mostrar os materiais específicos, alternativos, iluminação e manuseio de uma obra de arte.

Inscrições: 06 de fevereiro a 17 de março de 2013
Realização Turma A: 18 de março a 22 de março, das 09h às 12h
Número de vagas: 10
Realização Turma B: 25 de março a 29 de março, das 09h às 12h
Número de vagas: 10

Marta Freitas
Coordenadora, curadora e supervisora de exposições na Galeria Theodoro Braga, no Museu da Imagem e do Som, no Memorial  Magalhães Barata, no Museu Histórico do Estado do Pará e no Museu de Arte Sacra. Designer de montagem em exposições nas galerias e espaços culturais de Belém: Galeria Graça Landeira / UNAMA – Salão Unama de Pequenos Formatos, IAP – Instituto de Artes do Pará, Espaço Cultural Banco da Amazônia, CCBEU / Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Estação das Docas, Museu da UFPA, Espaço Cultural Conselheira EVA ANDERSEN PINHEIRO – Ministério Publico de Contas do Estado do Pará, Casa Das Onze Janelas, HANGAR, FEAPA, MAB.

Se interessou, então faça contato, links abaixo!!!

Baixe, preencha e envie esta ficha de inscrição para o email secretaria@caramiolaslab.com.




terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

3ºOlhar© l Seis anos de Oficina


O registro das Oficinas intituladas do 3ºOlhar©, deram seu início a cerca de seias anos atrás, mais precisamente em 2008.

A primeira Oficina foi em dupla, junto ao Fotógrafo Paraibano Bias Conserva, ainda sem título fixo mais com a ideia já em mente, acabou sendo chamada do Segundo Olhar, pois tinha uma ideia de ser uma trilogia de oficina, como: Introdução, desenvolvimento & Avançado, bem o tempo foi passando e logo veio a segunda oficina, tendo o subtítulo de "Leituras Fotográficas", na sequência O 3ºOlhar© como titúlo fixo.

A Oficina buscou durante muito tempo através da imagem analógica, uma espécie de raiz imagética, o que não perdeu em nada após passar para o formato digital.
Hoje a Oficina abrange não só o formato Analógico, mais também todos os formatos dentro do grande universo do Digital no qual abrange.O 3ºOlhar© já passou do negativo, a maquinas compactas caseiras, também as plac,plac, semi-profissionais em vários formatos, e até o mais popular meio de captura de imagem do mundo, "O Celular".

A imagem distorcida,saturada,digitalizada crua ou manipulada adentram no universo criativo da imagem do 3ºOlhar©, pois o foco principal sempre será a criatividade para uma boa imagem !!!

©Adriano Sobral
Fotógrafo

Recife-PE

Imagens das Oficinas, da captura a exposição em varal.

http://www.flickr.com/photos/diariodeumfotografo/sets/72157623298833736/

Imagem produzida pelos alunos durante as oficina.

http://www.flickr.com/photos/diariodeumfotografo/sets/72157632803493596/

Oficina O 3º Olhar© l 2010


Oficina O 3º Olhar©
Local: UR-4 l Ano: 2010
PCR l FCCR l Multicultural l Ministério da Justiça
Resultado de Alguns Alunos
Para ver os créditos de todas as Fotografias apresentadas aqui, acesse:
http://www.flickr.com/photos/diariodeumfotografo/sets/72157632803493596/
© Adriano Sobral
Recife-PE




























Oficina O 3º Olhar© do Fotógrafo Adriano Sobral


Oficina O 3º Olhar©
UR-4 l 2010
PCR l FCCR l Multicultural l Ministério da Justiça
Resultado de Alguns Alunos
© Adriano Sobral
Recife-PE