segunda-feira, 24 de novembro de 2008

***IN RAINBOWS do RADIOHEAD***


***Você decide o preço***
Já se sabia desde há já algum tempo que o novo álbum dos Radiohead deveria ser lançado dentro em breve. A grande incógnita que persistia era saber como é que eles iriam publicar o disco, uma vez que o seu contrato com a EMI terminou em 2005.
Depois de alguns falsos boatos - entre os quais um site - www.radioheadlp7.com - indicando supostamente quanto tempo faltava para a hora do lançamento, que depois veio a revelar-se ser um hoax -, ao final da noite de ontem começou a circular pela Rede um link para um outro site anunciando que o novo álbum, de nome In Rainbows, estaria disponível em formato de download digital já a partir de 10 de Outubro exclusivamente a partir daquele endereço. Para acabar com todas as dúvidas, Jonny Greenwood confirmou a informação no blog da banda.
O preço? O fã é que decide quanto está disposto a pagar (para além de uns míseros 45 pences de libra - cerca de 65 cêntimos de euro - para despesas com o cartão de crédito). Mas os verdadeiros apaixonados pelos Radiohead poderão demonstrar a sua devoção à banda se esperarem até ao dia 3 de Dezembro para receberem em casa a versão física do disco em formato discbox que inclui o CD e um disco em vinil com as mesmas dez faixas do download digital, mais um segundo CD e vinil que inclui outras oito faixas adicionais. Tudo isto e mais fotografias, imagens adicionais e letras em troca de 40 libras - já com despesas de envio -, o que corresponde a cerca de 57 euros. Para além destes brindes todos, o pacote dá direito a descarregar a versão digital já a 10 de Outubro. Quem quiser pode já hoje fazer a pré-encomenda.
Tendo em conta o arrojo da iniciativa, é pouco provável que os ficheiros contenham qualquer tipo de restrições tecnológicas como DRM ou marca de água digital, uma vez que tal seria contraproducente com a mensagem “No really. It’s up to you” deixada pela banda em jeito de brincadeira no site. É só pena que o sistema de comércio electrónico desenvolvido pela Waste Products Ltd não seja tão eficiente como o do iTunes e da Amazon, como se pode ler pelo exemplo de Glenn Peoples no Coolfer. Para além da navegação ser bastante lenta, todo o processo de realização da encomenda é moroso, complicado e gera alguns erros.
Com esta jogada, os Radiohead revelam mais uma vez entenderem completamente as tendências não só as tendências da cultura musical urbana mas também do negócio da música e das transformações que a tecnologia tem provocado nos últimos anos neste sector. É certo que nem todas as bandas possuem uma comunidade de fãs tão vasta e zelosa como o grupo britânico de modo a compensar o dinheiro perdido devido à descida das vendas de CDs com os bilhetes dos concertos, mas esta decisão abre um precedente para toda uma série de superestrelas que poderão também elas compreender que já não dependem das grandes companhias discográficas para se manterem no cimo da onda.
Mais uma vez, Bob Lefsetz - ele que é um dos que tem mais defendido a viabilidade de alternativas ao sistema vigente -, resume tudo:

But what if they’re not? What if RADIOHEAD is giving the major labels the middle finger? What if they’re saying WE’RE RICH ENOUGH! That the Net allows you to go straight to your audience. FUCK the middleman who says he’s so necessary.(…)

This is big news. This says the major labels are fucked. Untrustworthy with a worthless business model. Radiohead doesn’t seem to care if the music is free. Not that they believe it will be. Because believers will give you ALL THEIR MONEY!

This is the industry’s worst nightmare. Superstar band, THE superstar band, forging ahead by its own wits. Proving that others can too. And they will.

P.S.: Ia-me a esquecer. Esta opção de ser o consumidor a decidir o preço que quer pagar pela música é bastante semelhante à ideia por detrás do Playble, o serviço de subscrição mensal anunciado há alguns meses pelo Pirate Bay. Mais uma vez os “piratas” suecos demonstram que sabem bem o que fazem e que têm umas quantas ideias a ter em conta a respeito do futuro da indústria de conteúdos.

P.S. 2: Outro projecto semelhante em que os utilizadores é que decidem quanto querem pagar é o da netlabel comercial Magnatune. No site pode-se escutar via streaming mais de 500 álbuns completos publicados sob licença Creative Commons. Se gostámos do que ouvimos podemos fazer o download do disco por apenas cinco euros - ou mais, consoante o preço que estejamos dispostos a dar - ou comprar o CD em suporte físico por 15,97 dólares (11,20 euros).

P.S. 3: A Pitchfork informa que os menos endinheirados mas não menos fanáticos admiradores dos Radiohead também vão poder comprar o CD em formato tradicional. O único senão é que vão ter que esperar até ao início de 2008.
FONTE:
Bem para baixar a primeira parte do disco IN RAINBOWS****
vem na sequencia as seguintes músicas::
* 15 step
* bodysnatchers
* nude
* weird fishes/arpeggi
* all i need
* faust arp
* reckoner
* house of cards
* jigsaw falling into place
* videotape
e em seguida a outra parte do disco no seguinte endereço::
http://musicapraque.blogspot.com/2007/12/radiohead-in-rainbows-cd-2.html
clica em free user espera os segundos retrocederem e clicar em Download File

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