segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

"Os Simpson O Filme"

Em 17 de Dezembro de 1989 estreava na TV americana um seriado que tomaria proporções que nem mesmo seu inspirado criador Matt Groening poderia imaginar. “Os Simpsons” se tornaria a série animada de maior sucesso da história com dezoito temporadas (até agora), uma multidão de seguidores fiéis espalhados por mais de 100 países e toneladas de prêmios, incluindo dezessete Emmy´s. Em 14 de janeiro de 2000, a genialidade da animação foi recompensada com uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood. Em 2007, após dezoito anos, a família de Homer, Marge, Bart, Lisa e a pequena Maggie finalmente chegou ao cinema com o excelente “Os Simpsons - O Filme”.
Após uma campanha de marketing intensa que incluía até mesmo um site no qual era possível o visitante montar a própria fisionomia como um personagem dos Simpsons (sim, isso foi divertido); O longa estreou, em meio a forte concorrência, como um dos filmes mais antecipados do verão americano e os milhares de fãs puderam assistir uma obra que é, praticamente, um grande episódio de “Os Simpsons” (o quê, nesse caso, é muito bom).

Springfield está enfrentando um sério problema ambiental, e, enquanto Lisa se esforça para convencer as pessoas de preservar o ambiente, Homer acaba pondo tudo a perder lançando os dejetos de seu novo “porquinho de estimação” no lago da cidade. Revoltado com a situação, o presidente Arnold Schwarzenegger (que não é dublado pelo verdadeiro e sim por Harry Shearer) resolve isolar a cidade do resto do mundo. Escrito por 11 roteiristas e 4 consultores de roteiro, “Os Simpsons” se desenvolve com o característico humor surtado que acompanha a série desde o início. Declarações politicamente incorretas, acontecimentos inesperados e referências a pessoas e acontecimentos reais pipocam por todo o lado, inclusive passando desapercebido para olhos menos atentos.

Apesar de ser diversão garantida, principalmente para quem acompanha a série, o longa conta com alguns problemas que não chegam a decepcionar, mas tiram o filme da categoria de obra-prima. O primeiro problema está restrito apenas para nós Brasileiros: A voz de Homer mudou! Isso aconteceu por causa de uma briga da Fox com o dublador por usar sua voz na distribuição das temporadas passadas em DVD enquanto ele alegava que sua voz só poderia ser utilizada nas exibições na TV e que exigia uma renegociação de contrato. Sabemos que não é a primeira vez que a voz do “exemplar” chefe de família muda, mas a escolha dessa vez não foi acertada, perdendo a rouquidão característica do personagem. Se você considera isso um grande problema, pode optar por assistir ao filme em uma cópia legendada. O outro problema é mais complicado de se contornar. Com medo de vazar informações, as cópias do roteiro do filme eram rasgadas ao final de cada gravação de voz. Apesar do cuidado, parece que os produtores erraram a mão com a equipe de marketing. A intensa divulgação do filme produziu uma enorme variedade de Teasers e Trailers, e se você é o tipo de pessoa que vai muito aos cinemas ou tem o costume de assistir-los na Internet, inevitavelmente acabará vendo todos eles, e nesse caso, terá visto grande parte das coisas engraçadas que acontecem durante o filme. Os trailers mostraram tantas cenas que, em algumas partes do filme, você se pega pensando: “isso seria engaçado se já não tivesse visto antes”.
Esquecendo os problemas, uma surpresa agradável foi ver o quanto a animação ficou bonita (contrariando o Moe) através de uma técnica que mistura animação tradicional com animação 3D de forma quase que imperceptível. Foi um meio-termo que permitiu que o filme ficasse com a animação muito mais elaborada do que vemos na TV sem perder o charme do original.
Uma curiosidade é que o tema “Porco-Aranha” (“Spider Pig” no original), cantado por Homer durante o filme, estourou nas paradas britânicas, sendo a música de menor duração a já figurar entre as 40 primeiras da Inglaterra. Outro fato interessante foi a escolha da cidade de Springfield no estado de Vermont para a pré-estréia do filme. A cidade foi escolhida entre outras 16 cidades que também se chamam Springfield. Mesmo que alguns fãs aleguem que já viram episódios melhores, “Os Simpsons - O Filme” ainda se destaca em meio a tantas comédias que aparecem no cinema sonhando em provocar a metade dos risos que um desenho de 20 minutos da série de pessoas amarelas é capaz de provocar na TV. Então, com 87 minutos de duração, o longa é deliciosamente hilário.




Duração: 87 min.
Gênero: Animação/Comédia

Direção: David Silverman
Roteiro: Matt Groening, James L. Brooks , Sam Simon

Elenco:
Dan Castellaneta (Homer Simpson/Krusty, o palhaço)
Julie Kavner (Marge Simpson)
Nancy Cartwright (Bart Simpson)
Yeardley Smith (Lisa Simpson)
Hank Azaria (Moe Szyslak/Apu Nahasapeemapetilon/Capitão)
Harry Shearer (Seymour Skinner/Lenny Leonard/Dr. Hibbert)
Erin Brockovich (Ela mesma)

Fonte: http://www.cinemacafri.com/filme.jsp?id=721


Nenhum comentário:

Postar um comentário