terça-feira, 9 de junho de 2009

Técnicas & Dicas por Ricardo Policarpo.

Como fotografar casamentos - Técnicas e dicas de comportamento

Fotografar eventos sociais e principalmente casamentos é uma responsabilidade muito grande. Não podemos comparar uma cobertura fotográfica de uma viagem ou festinha de amigos com uma cobertura de um casamento. Em alguns tipos de eventos pode-se repetir várias cenas ou até marcar uma nova sessão, caso algo dê errado. Mas se tratando de casamento a coisa é muito diferente, temos que ser profissionais sérios e competentes, saber o que estamos fazendo. Afinal, estamos lidando com pessoas, sentimentos, personalidades, convidados ilustres como autoridades e o próprio celebrante que é a autoridade maior. Não podemos correr o risco de causar um dano moral e até material, pois seria a única recordação de tudo que o casal investiu na cerimonia, a igreja o bolo o bufê, etc. O mínimo que o profissional tem que saber é compor as imagens sem interferir na cerimonia e ser discreto para não chamar mais atenção do que a própria cerimonia.

Invista em cursos e treinamento e pratique muito. Antes de formar uma equipe você tem que ser UM! Já conheceu um dono de padaria que não soubesse fazer o pão? existiram vários, mas faliram.

Aquí vão algumas dicas para quem quer fotografar um casamento com segurança:

1 - Vai começar agora? então tenha certeza que já treinou bastante em festas infantis, baladas com amigos e em condições precárias ou adversas de luz. (Só aprendemos praticando).

2 - Pesquise bastante antes de comprar seu primeiro equipamento. Muitos compram por impulso ou por exibição e talvêz você não use 50% dos recursos de um equipamento de ponta. Pense sempre e avalie antes o custo x benefício.

3 -Equipamento - Conheça bem seu equipamento lendo todo o manual e praticando cada ítem que desconhecer ou achar interessante. Não há melhor instrutor que o manual de sua câmera se souber interpreta-lo adequadamente.

4 - Conhecimento - Leia muito, mas muito mesmo. Livros e revistas especializadas vão lhe inspirar em realizar novos trabalhos além de oportunizar a conhecer novos talentos. Visite feiras e congressos para conhecer o mercado.

5 - Prevenir é melhor principalmente quando não se tem remédio. Leve sempre duas máquinas, uma principal e outra reserva. Não confie em equipamentos eletrônicos pois eles um dia podem falhar.

6 - Aprenda a dominar a luz - Mesmo na mais crítica condição de luz ambiente é possível registrar sem deixar a foto escura (é só ler o manual e praticar muito). Quando estiver dominando a luz saberá compor imagens deixando o 2º plano colorido e visível, aí sim, você estará apto para fotografar casamento.

7 - Nunca arrisque. Enquanto se sentir inseguro não registre sozinho um casamento. Pessa para ser o 2o fotógrafo ou auxiliar, muitas empresas até pagam uma boa taxa por isso.

8 - Conheça seu cliente. Se vai começar, faça questão de conhecer bem os noivos. Primeiro, convide-os para uma sessão fotográfica antes de casamento e passe segurança para eles antes mesmo de fechar negócio.

9 - Descubra o pontos fraco - Todos nós temos algo que não gostamos em nossas fotos, que não achamos bonito. Descubra esse ponto fraco e faça a diferença. Jogue com a luz rebatida e abuse da contra-luz. Tomadas expontâneas, sem se preocupar com poses perfeitas ou enquadramento, tornam as pessoas belas.

10 - Photoshop - É fantástico mas não abuse de seus recursos e use-o com moderação. Tratamento exagerado pode transformar suas fotos em desenho animado. Tudo em exagero, torna-se artifical e tende a cair na breguice.

11 - Álbuns - Entregue seu produto final em fino acabamento, sem falhas. Ele será o seu cartão de visita para outros clientes. Não abuse das montagens em álbuns composite, isso é uma tendência e não devemos exagerar. A arte nas páginas não devem chamar mais atenção que as fotos.

12 - Valor do seu trabalho - Nivele seus preços buscando sempre justificá-lo a qualidade oferecida. Se o cliente não puder pagar, mostre que o seu serviço vale isso e que existem no mercado, produtos que valem menos.

13 - Não tema a concorrência - Respeite outros profissionais mesmo que eles não façam o mesmo. A qualidade dos seus serviços é quem tem que fazer a diferença e não o preço. Nunca acompanhe preços ou diminua o valor do seu serviço apenas para não "perder o cliente". Isso pode prejudicar na qualidade final e depois, o cliente não vai querer saber se você não administrou bem os seus custos.

14 - Anote tudo e todas as observações e particularidades que conversou com o casal, não confie na memória e cumpra exatamente com o prometido. Alías, fazer mais do que prometer é surpreender.

15 - ROTEIRO - Se não conhecer o roteiro do casamento, pessa ajuda ao cerimonial e estude os principais momentos. Anote-os e faça um projeto para cumprir passo a passo cada momento que será imperdível.

16 - CERIMÔNIA RELIGIOSA - Se não conhecer a cerimônia da religião do casal, procure visitar a igreja ou templo antes do dia do evento para saber todos os detalhes da cerimonia e o que não pode ser perdido. Se for preciso, converse com o celebrante antes.

17 - Traje à rigor e zero gula - Use trajes formais e reúna a equipe orientando-os a não fazer refeições durante o evento pois você não é convidado e sim um prestador de serviços. Se o evento exceder do horário contratado, pessa permissão para se servir do jantar apenas quando concluir seu trabalho e quando pelo menos 80% dos convidados já estiverem se servido.

18 - SEJA DISCRETO - Não interfira em conversas particulares e pessoais sem ser chamado e mesmo disponível, não paquere ou se envolva com qualquer convidado. Afinal, você está alí para fazer o seu trabalho e qualquer interferência pode prejudicar sua imagem pessoal. Lembre-se que você só tem dois olhos contra centenas que podem estar lhe observando.

19 - Não faça um sonho se tornar pesadelo - Lembre-se sempre que você estará registrando a realização de um sonho e não torne esse sonho um pesadelo para todos. Antes de começar, esteja seguro do que faz e prevenido para qualquer imprevisto.

20 - VOCÊ ESTÁ PREPARADO - Quando finalmente se sentir preparado e estiver
realizando com sucesso o seu trabalho, lembre-se que todos os dias você terá que fazer melhor do que fez ontem. Afinal, todos os dias você estará aprendendo pois uma fotografia nunca será igual a outra e as mudanças serão constantes.

21 - APRENDA COM QUEM FALA - O seu concorrente pode saber menos que você mas sempre haverá algo que você ainda não sabe. Então, escute-o e confesse que não sabia, isso vai incorajar ele a lhe falar mais. Lembre-se: No dia que você achar que já sabe tudo, não haverá ninguém que lhe diga o que não sabe.

"O amador faz tudo certo se tudo estiver certo e o profissional faz tudo certo, independente das circunstâncias".
Bom trabalho e muito sucesso!

ricardopolicarpo.com
ricardopolicarpo.blogspot.com

http://www.flickr.com/photos/ricardopolicarpo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário