terça-feira, 25 de maio de 2010

CINE DESIGN 2010 - Workshop 2 | DIREÇÃO DE ARTE




Workshop 2 | DIREÇÃO DE ARTE - inscrição até 25-05!
com Luciana Bueno (SP)

OBJETIVO
Expor o papel da direção de arte dentro da realização cinematográfica, bem como a sua função estética e prática na criação da imagem áudio-visual. Também pretende transmitir noções básicas de linguagem, técnica e procedimentos de direção de arte através de aulas expositivas, exercícios em conjunto e principalmente da criação de um projeto de arte para um roteiro.

CONTEÚDO/METODOLOGIA:

NOÇÕES DE DIMENSÃO
Antes da noção de desenho técnico é importante passar a noção de dimensão. Isto será feito através de uma série de exercícios práticos relacionando o próprio corpo ao ambiente arquitetônico em que se encontram.

INTRODUÇÃO HISTÓRICA
A cenografia e a direção de arte no cinema.
ORGANOGRAMA DE TRABALHO
Esclarecer como funciona a organização de uma pré-produção, produção e filmagem.
O que é responsabilidade de cada cargo:
Diretor de Produção / Diretor artístico / Diretor de Fotografia / Diretor de Arte / Cenógrafo / Figurinista / Maquiador / etc.

ANÁLISE DE ROTEIRO, segundo a Direção de Arte
Um texto poético servirá de base para uma decupagem feita por todos. Este exercício será um mote que permitirá aos alunos perceber a importância, o conceito da dramaturgia trabalhada e a sua subseqüente transcrição em formas, cores e movimento.

ESCOLHA DAS HISTÓRIAS
Estes histórias serão trabalhados paralelamente aos conceitos expostos em aulas permitindo assim a aplicação destes. Ao fim do curso eles deverão, em grupos pequenos (de dois ou três), ter desenvolvido um PROJETO de DIR. de ARTE.

CORES E SEUS SIGNIFICADOS
Criação da Tabela de cor do projeto.

FORMA E PROPORÇÃO
Análise de composição de quadros com o fim de compreender formas de se chegar a um equilíbrio visual.

MOVIMENTO, PROFUNDIDADE E COMPOSIÇÃO
Exercício fotográfico sobre composição de um quadro cênico.

INÍCIO DA CRIAÇÃO DO PROJETO DE DIR. DE ARTE
Orientação
Qual o Conceito do Filme?
Onde acontece a ação?
Quem são as personagens?
Qual o caráter destas personagens?
Qual a linha de direção de Fotografia?
Haverá trabalho em pós produção?
De que modo a Direção de Arte trabalhará junto a estes departamentos para que o resultado seja coeso?

COMO REPRESENTAR AS IDÉIAS/PROJETO
Pesquisa – Referencia de Conteúdo
Referencia Visual
Desenho/Dimensionar - (plantas de locação)
Desenho técnico e perspectiva.

CRIAÇÃO DO PROJETO DE DIR. DE ARTE
Orientação.

APRESENTAÇÃO E DEFESA DO PROJETO DE DIR. DE ARTE
Mat. Didático: Mesas de trabalho, DVD player, Câmera fotográfica digital, Material de desenho e colagem, Trenas por dupla.

Obs: todas as aulas serão acompanhadas de material didático visual (filmes, fotos e trabalhos pessoais) preparado pela professora em formato de DVD e PPT (Data show).

VAGAS
20

HORÁRIO
9h às 13h

PERÍODO
01 a 04 de junho de 2010

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO WORKSHOP
Teatro Hermilo Borba Filho, Rua Cais do Apolo s/n Bairro do Recife

INSCRIÇÕES ONLINE
gratuitas, de 18 a 25 de maio de 2010,
mediante cadastro e preenchimento de carta de intenção + currículo resumido no site do CDR – www.centrodesignrecife.org

SELEÇÃO
pela ministrante mediante análise de cartas de intenção + currículos dos candidatos

SOBRE LUCIANA BUENO(SP)
Formada em Comunicação Visual pela FAAP, mestre em Cenografia pela ECA/USP. Iniciou sua carreira de cenógrafa no CPT – Centro de Pesquisa Teatral do SESC, em 1989, integrando o núcleo dirigido por Antunes Filho e coordenado por J.C.Serroni até 1991. Nesse período, participou das XX e XXI bienais de São Paulo, da Quadrienal de Cenografia e Indumentária de Praga (Rep. Tcheca, 1991), e dos espetáculos Nova Velha História e Paraíso Zona Norte, dirigidos por Antunes Filho. Entre 1993 e 1996, integrou a Cia de Ópera Seca, dirigida por Gerald Thomas, participando como cenógrafa das montagens de Don Juan; Unglauber e do show da cantora Gal Costa O Sorriso do Gato de Alice. Trabalhou como assistente de Gianni Ratto e Daniela Thomas. Em sua produção como cenógrafa e figurinista, constam trabalhos com os grupos Parlapatões, Patifes e Paspalhões (Pantagruel e Não Escrevi Isto), Circo Mínimo (Babel e O Velho e o Mar), LePlat Du Jour (Os 3 Porquinhos e Insônia) e LaMínima (Luna Parke e Piratas do Tietê). Seus trabalhos foram indicados para vários prêmios, tendo recebido o prêmio Shell de melhor cenografia em 1998, com a peça Não Escrevi Isto e o prêmio Coca-Cola FEMSA 2003 com Piratas do Tiete. Atua também como diretora de arte, tendo trabalhado para emissoras como MTV-Brasil e Rede Bandeirantes, além de inúmeros filmes comerciais. Participou do longa-metragem Acquária, dirigido por Flávia Moraes e do curta-metragem de Fernando Coimbra Pobres Diabos no Paraíso. Na área musical, trabalhou com Chitão Xororó, SPC, Sandy & Jr. e Gal Costa.


Período: 01 a 04 de junho
Horário: 9h às 13h
local: Teatro Hermilo
Por Luciana Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário