terça-feira, 9 de novembro de 2010

IV Semana de Fotografia do Recife abre inscrições para oficinas

Estarão abertas, nesta segunda-feira (08.11), as inscrições para sete oficinas da IV Semana de Fotografia do Recife. Os interessados têm até o dia 12 para efetuar a inscrição para 115 vagas disponíveis. A lista dos selecionados será divulgada no dia 15 de novembro (segunda-feira) e as aulas serão iniciadas no dia seguinte (terça-feira, dia 16). As aulas são gratuitas.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no CFAV (Centro de Formação em Artes Visuais, no Pátio de São Pedro, bairro de São José), no horário comercial, ou pela internet via e-mail oficinasfotorecife@gmail.com.

Cada pessoa só poderá se inscrever para uma única oficina e deve escolher aquela que tem disponibilidade para participar integralmente.

Para participar da seleção das oficinas de Evandro Teixeira, Jorge Bispo, Fernanda Magalhães e Dirceu Maués, os interessados precisam levar ou enviar pela internet o currículo e a ficha de inscrição devidamente preenchidas.

Já nas oficinas de Luciana Cavalcanti, Paulo Pereira e Mila Targino esses pré-requistos não são necessários, pois as oficinas são voltadas majoritariamente para jovens das comunidades populares do Recife. Informações: (81) 3355 3152/3153.

Abaixo as ementas e as datas dos cursos:

:: OFICINAS ::

::: Câmeras Artesanais por DIRCEU MAUÉS (CE) :::

Após o surgimento da tecnologia digital, a fotografia ficou cada vez mais acessível. Mas há uma magia a ser descoberta, guardada na caixa escura. Esta oficina propõe um exercício prático e divertido de desmonte da câmera e do processo fotográfico. Desmontar o aparelho para descobrir e dominar a forma mais básica e essencial de seu funcionamento e poder usar esse conhecimento de uma forma lúdica e criativa.

Dirceu Maués propõe aos participantes que experimentem o processo fotográfico a partir da construção de câmeras artesanais. Explorar as possibilidades criativas desse processo, seja para o desenvolvimento de um trabalho autoral dentro do campo da fotografia e das artes, por hobby ou simplesmente para descobrir como é viável, e muito divertido, fotografar utilizando uma câmera construída pelas próprias mãos.

Período: 17 a 20 de novembro

Horário: 9h às 12h

Vagas: 20 vagas

Local: Centro de Formação e Artes Visuais (CFAV) (Pátio de São Pedro)

Público Alvo: fotógrafos ou pessoas interessadas em fotografia

Perfil do Oficineiro:

Fotógrafo desde 1991, Dirceu Maués atuou como instrutor de oficinas de fotografia na Fundação Curro Velho na década de 90, em Belém. Foi repórter fotográfico nos grandes jornais impressos daquela cidade por 12 anos e desde 2003 desenvolve trabalho autoral nas áreas da fotografia, cinema e vídeo. Tem como base pesquisas com a construção de câmeras artesanais e utilização de aparelhos precários. Em 2009, foi contemplado com uma bolsa de residência em arte na Künstlerhaus Bethanien/Berlim pelo programa Rumos Itaú Cultural. No mesmo ano, também foi contemplado com a Bolsa Funarte de estimulo à criação artística e foi um dos 40 fotógrafos que participaram do projeto Encontros com a Fotografia – FNAC. Seus Trabalhos fazem parte das Coleções Pirelli-Masp, Fnac, VideoBrasil, MAC-PR, MARP (Ribeirão Preto), MEP – Museu de Arte do Pará e Coleção Joaquim Paiva.

Para conhecer mais:

http://www.youtube.com/user/dmaues

http://atelieresidencia.wordpress.com/

::: Fotografia e Performance FERNANDA MAGALHÃES (PR) :::

Esta oficina é estruturada a partir de reflexões sobre a fotografia e performance, abordando o trabalho realizado por alguns artistas/fotógrafos e por uma proposta prática coletiva. O trabalho é desenvolvido a partir de debates realizados em grupo sobre os trabalhos apresentados. Após as reflexões e debates estabelecidos, Fernanda traz a proposta da realização de uma ação performática, ‘Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance’.

As ações performáticas têm como resultado registros que constituem o trabalho. São impressões/inscrições dos corpos sobre lençóis, fotografias, vídeos, paisagens sonoras, desenhos e gravuras. O material produzido é considerado como Fotografia Expandida, uma multiplicação da própria linguagem. Durante a oficina é produzida a Ação n. 12, impregnada dos debates do grupo e de suas peculiaridades. O trabalho se completa com os registros deste momento performático. Todo material produzido e editado poderá compor o acervo do projeto e ser mostrado em futuras exposições e/ou publicações. A ideia é que o trabalho possibilite uma multiplicação rizomática.

Período: 17 a 20 de novembro

Horário: 14 às 18h

Vagas: 20 vagas

Local: Museu Murilo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 366, Parnamirim)

Público Alvo: Fotógrafos, artistas, estudantes de artes ou qualquer interessado em uma produção de fotografia e performance. Artistas da área de audiovisual também são bem vindos. Se os participantes tiverem câmeras digitais ou filmadoras podem levar para a oficina.

Perfil da Oficineira

Fernanda Magalhães (1962, Londrina, Paraná, Brasil). Artista, fotógrafa e professora universitária. Doutora em Artes pela UNICAMP (2008) e especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina/UEL (1997). Docente da Universidade Estadual de Londrina nos cursos de graduação em Arte Visual (desde 1991) e Especialização em Práxis e Discurso Fotográfico (desde 1998). Membro do Colegiado Setorial das Artes Visuais junto ao Ministério da Cultura (gestão 2010/2011). Recebeu o VIII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia do Ministério da Cultura / FUNARTE (1995) pelo projeto “A Representação da Mulher Gorda Nua na Fotografia”. Partcipa de diversa publicações, como “A Estalagem das Almas” (Travessa dos Editores, 2006) em parceria com a escritora Karen Debértolis. Entre as exposições nacionais e internacionais que participou destacam-se “Corpo na cidade – perfomances em Curitiba” (Curitiba, 2009); “Mapas Abiertos – Fotografia LatinoAmericana 1991-2002” (Europa -2003/2008); “A Estalagem das Almas” (Antuérpia, Bélgica, 2008; FotoRio, 2007, e FotoArte, 2007); “Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance” (Ybakatu Espaço de Arte, Curitiba, 2006) ; “Mix Brasil Londrina, Festival da Diversidade Sexual” (Casa de Cultura UEL, 2004); “Impressões da Memória” (Museu de Arte de Londrina, novembro 2002 a janeiro 2003); “Panorama da Arte Brasileira” (MAM-SP, MAM-RJ, MAM-BA 2001/2002); “Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba” (Curitiba, 1998/2000); “Balaio Brasil” (SESC Belenzinho, São Paulo, 2000) e “Body Politic Exhibit” (Syracuse, NY, 2000).

Para conhecer mais:

http://www.fernandamagalhaes.com.br
http://fermaga.blogspot.com/
http://artetransmultiflexmixmultimaga.blogspot.com/

::: Fotojornalismo: a fotografia na construção da história por EVANDRO TEIXEIRA (BA) :::

Nesta oficina, o repórter fotográfico Evandro Teixeira divide com os participantes a experiência de cobrir notícias que representam fatos importantes para a história do país. A parte prática da oficina é feita por meio de uma saída fotográfica e posterior edição e comentários sobre as fotos produzidas.

Período: 18 a 21 de novembro

Horário: dias 18 e 19 (15 às 18h), dia 20 (integral, saída fotográfica) e dia 21 (9h às 12h)

Local: MinC (Rua do Bom Jesus, 237 - Bairro do Recife)

Vagas: 20 vagas

Requisitos: Os participantes devem possuir equipamento próprio.

Perfil do Oficineiro

Evandro Teixeira, nascido na Bahia, começou a sua carreira de fotógrafo em 1958 no jornal Diário da Noite, no Rio. Em 1963, ingressou no Jornal do Brasil, onde ficou até o seu fechamento em 2010, cobrindo os principais episódios políticos, sociais e esportivos do país e eventos marcantes do cenário mundial. As lentes de Evandro Teixeira registraram fatos relativos ao Golpe militar no Brasil, golpe no Chile, jogos olímpicos, copas do mundo, visitas de reis e rainhas, viagens presidenciais, peregrinações de papas, desfiles de moda em Paris, violência policial, seca no Nordeste, entre outros. Seu nome e currículo estão na Enciclopédia Internacional de Fotógrafos, onde estão reunidos os maiores nomes da fotografia no período de 1839 até os dias de hoje. Suas fotos fazem parte dos acervos do Museu de Arte Moderna do Rio, Masp e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu de Belas Artes de Zurique, Suíça e Museu de Arte Moderna La Tertulia, Cáli, Colômbia. Evandro editou dois livros: "Evandro Teixeira - Fotojornalismo", lançado em 1982, registra acontecimentos e personagens nacionais e internacionais mercantes desde a década de 60, "Canudos 100 Anos", eterniza, através da fotografia em preto-e-branco, os vestígios e os sobreviventes da Guerra de Canudos.

Para saber mais:

http://www.evandroteixeira.net/

::: Retrato – experiência com JORGE BISPO (RJ)

Esta oficina faz uso de referências de grandes retratistas (fotógrafos ou pintores) para a concepção da foto, além de trabalhar temas como: ‘o que fazer para convencer os retratados sobre a sua ideia e observar os limites de criação para não descaracterizar o personagem?’ Outros detalhes, como luz para formatos diferenciados de retrato e como desenvolver bons retratos em períodos curtos de tempo também serão debatidos no curso.

Período: 17 e 18 de novembro

Horário: 10h às 13h e de 14h30 às 17h30

Local: a definir

Vagas: 20 vagas

Público Alvo: Fotógrafos

Requisitos: os alunos devem ter noção básica ou avançada de fotografia e possuir câmera digital reflex.

Perfil do Oficineiro

Formado em artes plásticas pela Escola de Belas Artes na UFRJ, o carioca Jorge Bispo trabalhou em alguns dos principais veículos de imprensa do Brasil, como Jornal do Brasil e Editora Abril. Colabora com retratos, ensaios e fotografia de moda para publicações como - Vogue Brasil, Playboy Brasil, Trip, TPM, Vip, Homem Vogue. Paralelo ao seu trabalho editorial desenvolve projetos pessoais, como “Vestido de noiva”.

Em 2004, expôs o trabalho “Vestido de noiva” na galeria ArtexArte , em Buenos Aires (Argentina)

Participou da mostra coletiva Mostra o seu que eu mostro o meu, na Casa França-Brasil no Rio de Janeiro, com o trabalho “AU.tóp.sia”. Em 2006 realizou a exposição individual “Retratos” na galeria do Ateliê da imagem, no Rio de Janeiro. Em 2007 expôs “Portraits du cinema Bresilien” em Bruxelas (Bélgica) e “City of god” em Paris (França). Tem obras na coleção Joaquim Paiva (Brasil), Jean Pierre Delort (França) e em outras coleções particulares. Finalista do Prêmio Abril de 2006 – Categoria retrato. Duas vezes finalista do Prêmio O melhor da Fotografia Brasileira 07/08 – 08/09 na Categoria Portrait.

Para conhecer mais:

www.jorgebispo.com

::: A Casa e A Gente por LUCIANA CAVALCANTI (PE) :::

“A Casa e A Gente” quer proporcionar um olhar a respeito do que é nosso universo particular, a partir de fotografias realizadas de nossas famílias e dos objetos e espaços que compõem nossa casa. A experiência na oficina deseja afirmar a importância da fotografia no ato de registrar para conceder história, poesia e memória à vida. Além disso, quer mostrar o universo particular por meio dos retratos e falar sobre questão da memória, tão importante para a construção da identidade de um povo.

Período: 17 a 20 de novembro

Horário: 8h às 12h

Local: a definir

Vagas e público alvo: 20 vagas (15 vagas para jovens moradores de comunidades populares da Região Metropolitana do Recife que sejam fotógrafos ou interessados em fotografia e 5 vagas para fotógrafos amadores ou profissionais de outros bairros do Recife).

Requisitos: Os alunos devem trazer algum tipo de câmera digital compacta.

Biografia da Oficineira

Fotógrafa e jornalista pernambucana, formada em 1997 pela UFPE, em São Paulo desde 2001. Extensão em Direitos Humanos em Brasília pela UnB, em 2000. Em 1998 iniciou no fotojornalismo no Jornal Correio Braziliense e no Sindicato dos Professores do Distrito Federal. Fotografa para editoras, ongs e meio corporativo. Trabalhou de 2002 a 2006 no jornal Folha de São Paulo. Também neste período realizou ensaios na Colômbia e na Bolívia, sobre Manguezal e Virus da Raiva Humana com as bolsas de estudo da Fundação Nuevo Periodismo Iberoamericano e passou a se interessar pelo tema da América Latina. Em 2007 participou do projeto O Brasil passa pelo SESC” juntamente com 37 fotógrafos que documentaram o país e seu povo. Foi finalista no Prêmio Abril de Jornalismo com fotografias para Matéria Completa da revista Men´s Health. Ministrou o workshop Formação de Repórteres Fotográficos Mirins” no IV e V Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco em 2008 e em 2009 respectivamente. Em 2008 trabalhou no processo de digitalização e tratamento de parte do acervo histórico fotográfico artístico da Bienal de São Paulo, com coordenação de Millard Schiller. Escreve o blog Fotograficaminhamente e tem se concentrado também em estudos acadêmicos sobre história e fotografia na USP. Atuallmente participa do coletivo fotográfico Paralaxis. Tem fotos do ensaio pessoal “Transição” na coleção de Oswaldo Correia da Costa.

Para saber mais:

www.paralaxis.com.br

www.fotograficaminhamente.blogspot.com

::: A fotografia como ferramenta de educação visual - caminhos possíveis por PAULO PEREIRA (SP) :::

A fotografia tornou-se objeto de consumo dentro de uma sociedade cada vez mais visual. Grande parcela da população possui de alguma forma o aparelho fotográfico, fazendo aplicações diversas às fotografias na rede. Perceber o universo fotográfico e sua linguagem como referência de percepção visual é a pretensão desta oficina. Criando novas formas de interação entre o indivíduo e seu ambiente, Paulo Pereira se utiliza de suas experiências para facilitar a aprendizagem desta linguagem, fazendo com que o participante perceba – com experiências teóricas e práticas – o aparelho como ferramenta de expressão, aplicando-lhe uma função de acordo com as experiências desenvolvidas.

Período: 17 a 20 de novembro

Horário: 8h30 às 12h

Local: Torre Malakoff

Publico alvo: jovens de 15 a 20 anos, moradores de comunidades populares da Região Metropolitana do Recife interessados em fotografia.

Requisitos: trazer qualquer câmera fotográfica digital ou celular com câmera

Perfil do Oficineiro

Fotógrafo. Nasceu, vive e trabalha em São Paulo. Estudou Rádio e TV e posteriormente fotografia, mas iniciou sua carreira fotográfica em estúdios de publicidade. Seguiu para o mercado editorial e institucional onde colabora com diversos títulos e clientes como Editora Abril, Agência New Content, Valor Econômico, Ministério da Cultura, entre outros. Atua também com pesquisa documental e artística. Participou de algumas exposições coletivas em São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro. Foi selecionado em alguns festivais de fotografia como I Fórum Latino Americano de Fotografia, SP Photo Fest e DeVercidade. Integra projetos autorais em diferentes parcerias. Fundou recentemente o Estúdio Luzia, em parceria com quatro fotógrafos especializados em fotografias editoriais e autorais, onde também promovem oficinas, workshops e palestras voltadas para diferentes temas da imagem, além da fotografia.

Para saber mais:

http://estudioluzia.com.br/

::: Interior com metal, exterior com ruína: fragmentos de uma história comuna Por

MILA TARGINO (PE) :::

Esta oficina procura trabalhar o desenvolvimento crítico do olhar contemplando aspectos da captação de imagem em laboratório PB (fotograma em papel sensível à luz), e desenvolvimento de técnicas criativas de pintura-química com esses mesmos papéis.

Período: 16 a 19 de novembro

Horário: 14h às 18h

Local: Oi Kabum! (Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife)

Vagas: 15

Publico alvo: Jovens moradores de comunidades populares da Região Metropolitana do Recife interessados em fotografia.

Perfil da Oficineira

Fotógrafa por vocação, pesquisadora por formação e educadora por aprendizagem. Dedica-se à fotografia experimental e ao estudo acadêmico e técnico de imagens fotográficas oitocentistas desde tempos imemoriais. Finalizou no PPGCOM - Programa de pós-graduação em comunicação da UFPE - a dissertação de mestrado intitulada “Coleção Francisco Rodrigues: a construção da alteridade na fotografia pernambucana do século XIX”. Hoje, desenvolve, no mesmo programa de pós-graduação em comunicação, atese de doutoramento: “Theorema de lumine et umbra. Uma arqueologia dos primórdios da fotografia.”. Coordena um pequeno grupo de estudo chamado Papier Salé, versado em fotografia experimental com técnicas do século XIX e fórmulas químicas contemporâneas, em parceria com o Departamento de química fundamental da UFPE.

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