terça-feira, 24 de maio de 2011

Abaixando a Maquina de Guillermo Planel


A emoção e a responsabilidade de quem retrata o dia-a-dia dos conflitos urbanos do Rio de Janeiro são o fio condutor do documentário Abaixando a Máquina- Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca. O filme levanta questões centrais do fotojornalismo contemporâneo, através do ponto de vista da dor de cidadãos fotografados e de quem os fotografa em diferentes confrontos na cidade de maneira a abrir o debate a respeito da ética dos profissionais no momento do registro da dor e de sua publicação na imprensa.


O filme apresenta depoimentos decisivos sobre o tema dados por grandes nomes da fotografia do Rio de Janeiro, como Alex Ferro, Alexandre Brum, Ana Branco, Berg Silva, Carlos Wrede, Custódio Coimbra, Daniel Ramalho, Domingos Peixoto, Estefan Radovicz, Evandro Teixeira, Flavio Damm, Gabriel de Paiva, Guilherme Pinto, Ignácio Ferreira, Ivo Gonzalez, João Laet, Luis Alvarenga, Luiz Morier, Marcelo Carnaval, Márcia Foletto, Marcos Tristão, Michel Filho, Orlando Abrunhosa, Severino Silva, Uanderson Fernandes, Wania Corredo e Wilton Jr.


Através da experiência desses profissionais, Abaixando a Câmera- Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca consegue traduzir a relação que existe entre os fotógrafos e as comunidades carentes, como são realizadas as coberturas nos conflitos armados e como é tratado o posterior registro da tragédia consumada.


Vale a pena conferir este documentário, tive o prazer de assistir no cinema São Luiz no fim do ano passado na semana de fotografia do Recife 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário