sábado, 18 de junho de 2011

CLAUDEMIR BARROS


CLAUDEMIR BARROS, upload feito originalmente por adriano sobral.

CLAUDEMIR BARROS
Publicado por patmarinho em Fevereiro 28, 2011
Foto: Adriano Sobral

Desde a infância Claudemir Barros aprendeu “métodos e preparações” da boa culinária com sua mãe, Dona Anita, que foi cozinheira chef do tradicional Restaurante Leite. Desde 2003, o chef comanda a cozinha do Wiella Bistrô, onde usa as técnicas e a base da gastronomia clássica francesa aplicada a ingredientes de raiz pernambucana.
Até chegar ao reconhecimento de seu trabalho, o Claudemir percorreu um longo percurso. O caminho para a profissionalização começou pelo Senac Recife seguindo pelo restaurante francês Lipupurri. Depois, foi a vez da cozinha dos oficiais do Ministério da Aeronáutica receber o chef. Além destas experiências, ele passou pelo Sheraton Recife Hotel, Hotel Golden Beach, até fazer um estágio no Hotel Emiliano, em São Paulo, com o chef Russo, braço direito do chef Laurent Suaudeau.
No regresso ao Recife, ele foi convidado para comandar a cozinha do Wiella Bistrô. Pela vasta experiência, adquirida ao longo de sua carreira, Claudemir Barros afirma ser “um velho aprendiz”. Para ele, os restaurantes e hotéis em que trabalhou foram de suma importância em sua vida. “Atuar em cada uma dessas cozinhas, independente de suas dificuldades, me deixaram grandes marcas permanentes. As marcas da experiência e do amadurecimento profissional”, conta.
“Dentre tantas receitas a que mais marcou minha vida foi a moqueca de frutos do Mar que minha mãe fazia. Em um aguidá de barro, em fogo de lenha, ela aquecia o azeite de dendê. Adicionava alho, cebola e, após refogar, colocava peixe, camarão, sururu, cabeças de lagosta e tentáculos de polvo. Despejava leite de coco (feito com coco seco, leite em pó e pouquíssima água no liquidificador), adicionava apenas uma colher de extrato de tomate e temperava com sal, pimenta de cheiro, coentro e folhas de louro”, revela nostalgicamente.

Wiella Bistrô
Av. Domingos Ferreira, 1274, Boa Viagem, Recife-PE
Fone: (81) 3463.3108
FONTE: www.gastroonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário