sábado, 18 de junho de 2011

Você comeria Carvão?


Você comeria Carvão?, upload feito originalmente por adriano sobral.

WIELLA BISTRÔ MAIS MOLECULAR
Publicado por redacaogastroonline em Maio 12, 2011

Foto: Adriano Sobral

“Quando pequeno, morava próximo a um vizinho que tinha um roçado de onde eu sempre retirava macaxeira. Ele mantinha um forno de barro, onde se formava o carvão que ficava lá por dias. Todos sabem que carvão não se come, mas hoje eu digo o contrário”, adianta o chef Claudemir Barros ao preparar o cliente do Wiella Bistrô para uma experiência inusitada.

A história serviu de referência para criar um dos pratos que entra no menu degustação do restaurante (R$ 140) no qual o cliente deixa nas mãos do chef a tarefa de surpreender. É exatamente assim quando o “carvão” é servido como entrada. A aparência, idêntica, não permite perceber que se trata de uma macaxeira pintada com tinta de lula (secada no forno). Para dar a sensação de comida feita na brasa, vem acompanhado pelo hadoque defumado, combinado com o tradicional molho de tomate, que exala aroma e tem sabor marcante.

Inquieto, Claudemir criou outras surpreendentes provocações, sempre combinadas com ingredientes da terra, para o público do Wiella, acostumado ao menu clássico. Toda inspiração veio da Espanha,onde o chef passou um mês experimentando os melhores ingredientes.

Na Europa ele pôde, ainda, aprimorar a técnica da cozinha molecular, responsável por unir processos químicos e físicos no cozimento, para essas e outras novidades, como o Robalo com Risoto de aspargos e molho verde de manjericão, incrementado pela espuma de gema de ovo. “Poucos conseguem descobrir do que se trata essa espuma, mas ela dá cor e leveza ao prato”, explica.
Na lista, também um Carré com Foie Gras Caramelizado, acompanhado por harumaki de shimeji, purê de mandioquinha e molho roti. Para a sobremesa outro resgate da infância. O doce ‘Japonês’, vendido nos tabuleiros na rua, aparecem por baixo de uma batata doce servida ao lado de uma espuma de jerimum, feito com adoçante, que equilibra o prato. “Estou preparando novidades que ainda estão por vir, utilizando técnicas que mostram o quanto podemos ir além da cozinha tradicional”, finaliza Claudemir.

Serviço:

Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 1274, Shopping da Decoração, Boa Viagem, Recife-PE
Aberto de domingo a domingo, das 12h às 00h (sexta e sábado até 1h) e domingo somente almoço
Fone: (81) 3463.3108

FONTE:
www.gastroonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário