quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bits e Pixels.



PIXELS.




Você provavelmente sabe que a menor unidade de imagem em um arquivo digital se chama pixel. E sabe também que uma imagem capturada por uma câmera digital contemporânea (mesmo uma câmera em um telefone celular modesto) é composta por milhões de pixels (1 Megapixel equivale aproximadamente a 1 milhão de pixels, ou precisamente 220 pixels = 1024 x 1024 pixels =1.048.576 pixels).
A cada pixel é atribuido um valor numérico que corresponde à cor que este pixel representará na imagem. Em uma imagem monocromática, estes valores representarão tons de cinza, indo do preto puro ao branco puro. Normalmente com 0 equivalendo ao preto e o valor máximo sendo atribuído ao branco. Imagens coloridas são capturadas como uma composição de luz nas cores vermelho (red), verde (green) e azul (blue) – normalmente abreviado como RGB, com as iniciais em inglês. Cada pixel carregará então informação da intensidade de cada uma dessas cores.





imagem de 400×267 pixels. foto: ©2011 Wandeclayt M/Bunkermedia.




detalhe ampliado evidenciando os pixels.


É importante conhecer como estas cores se combinam para formar todas as outras e estar familiarizado com conceitos como temperatura de cor e equilíbrio de branco. Mas por enquanto nos concentraremos em algo mais fundamental: a relação entre o número de bits e a quantidade de tons representados em uma imagem digital.
BITS.
A informação númerica contida nos pixels é representada utilizando dígitos que podem assumir apenas os valores 0 e 1. É a isto que chamamos de dígitos binários ou bits (contração de binary digits). É isto o que caracteriza uma informação digital. É composta somente de dígitos que assumem apenas dois valores discretos máximo e mínimo, sem passar por valores intermediários. É isto que garante a imunidade a ruídos e a precisão na transmissão, processamento e reprodução de arquivos digitais.
Assim, tendo somente zeros e uns à disposição é fácil ver que se tivermos apenas um bit, cada pixel poderá exibir somente duas cores distintas, uma atribuida ao zero e outra atribuida ao um. Com dois bits, as possibilidades dobram. Em vez de 0 e 1, podemos escrever 00, 01, 10 e 11. Com três bits, mais uma vez dobramos os valores possíveis: 000, 001, 010, 011, 100, 101, 110 e 111. É fácil ver que a cada vez que adicionamos um bit, dobramos o número de valores que podem ser representados. De uma maneira mais direta: com n bits é possível representar 2n valores.
Arquivos JPEG utilizam 8 bits por canal – ou seja, 8 bits para vermelho, 8 para verde e 8 para azul, num total de 24 bits. Isto significa que é possível representar 28=256 intensidades de vermelho, verde e azul ou 224= 16,8 bilhões de cores.
Na imagem abaixo temos oito faixas variando do branco puro ao preto intenso. Na primeira faixa, com 8 bits, a escala possui 256 tons de cinza. Na faixa seguinte, com 7 bits, há 128 tons. Na terceira, com 6 bits, 64 tons e assim sucessivamente até a última faixa com 1 bit e dois tons (branco e preto).






Arquivos RAW utilizam 14 bits por canal (12 em câmeras mais antigas), representando 214=16 milhões de intensidades de vermelho, verde e azul, num total de 242 = 4,3 trilhões de cores. O maior número de cores e tons possível já é por si só uma vantagem gritante dos arquivos RAW, mas veremos em seguida que há muito mais (assim como também algumas desvantagens).

Fonte: http://wandeclayt.bunkermedia.com

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