terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Benedito Felix – O Mestre Bio


Benedito Felix – O Mestre Bio, upload feito originalmente por adriano sobral.

Benedito Felix – O Mestre Bio

Benedito Felix da Silva, o Mestre Bio, nasceu no Recife no dia 17 de abril de 1936, e cresceu no bairro do Jequiá, nos arredores de Afogados, zona sul do Recife. Filho de Deodelino Felix da Silva e Dacifica Sancha da Silva herdou a arte do folguedo do Boi e desenvolve com muito prazer desde os 7 anos de idade.

Trabalhou durante 28 anos em uma agência bancária no bairro do Recife, casou-se e teve dez filhos, que também foram apresentados à cultura do boi. Entre os dias e horário de trabalho no banco, Mestre Bio achava tempo para ensaios nos terreiros, apresentações e espetáculos durante os ciclos festivos da cidade. O seu boi de origem é o Boi Misterioso de Afogados do Capitão Antônio Pereira. Além do boi e do caboclinho, que são suas principais atividades artísticas, ele se dedica à religiosidade.

Pai Benedito, como é conhecido no bairro de Santo Aleixo – Jaboatão dos Guararapes onde mora atualmente, tem o respeito e a consideração de todos que o conhece. Um reconhecimento construído com muito trabalho, dedicação, fé e alegria.

Aos 75 anos continua esbanjando simpatia e vigor para manter viva e fortalecer as tradições culturais de Pernambuco. Mestre Bio é hoje um dos artistas de maior representatividade na brincadeira do boi. Um remanescente dos tempos do Capitão Antônio Pereira, Mestre Bio é o homenageado da FECBOIS/PE. Todas as honras a esse grande Mestre do Boi de Pernambuco!

Texto: Gláucia Bruce
Fotografia: Adriano Sobral

Fotografia Sonora COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário