terça-feira, 28 de maio de 2013

Exposição Feira da Quinta

















Exposição Feira da Quinta

Torre Malakoff

Um registro fotográfico e sensorial de feiras livres, especialmente da Feira da Quinta, em Garanhuns, da Feira de Beberibe e do Mercado de São José, em Recife. Essa é a proposta da exposição Feira da Quinta, do artista visual e multimídia Iezu Kaeru, que será aberta nesta quinta-feira, 30 de maio, às 19h, na sala Alcir Lacerda, da Torre de Malakoff. 

Em "Feira da Quinta", Iezu Kaeru presta homenagem aos trabalhadores de feiras e mercados públicos do Brasil, tendo como recorte uma feira livre de Garanhuns e a feira de Beberibe e o Mercado de São José em Recife. Interessado no diálogo entre o "processo de gestação" da fotografia analógica e o imediato da fotografia digital, o projeto tem como proposta também uma exposição que proporcione experiências sensoriais aos visitantes, com instalação de barracas com frutas, verduras e outros elementos característicos das feiras e mercados públicos, numa instalação multimídia e sensorial, com as cores, luzes, sons, sabores, cheiros e sensações reais de uma feira livre. 

A exposição “Feira da Quinta”, é composta por mais de 50 fotografias ampliadas em diferentes formatos e inclui também uma instalação sonora-sensorial- multimídia, que reproduzirá, ininterruptamente, sonoridades captadas e vídeos artísticos produzidos nas feiras, ampliando o caráter interativo da obra e criando um ambiente imersivo. A instalação ocupará os dois ambientes na Sala Alcir Lacerda, representando uma verdadeira feira, com: frutas, verduras e condimentos reais, todos organizados em bancadas de feira; um som portátil reproduzirá as sonoridades do “moído da feira”. Complementando a instalação, 02 (três) televisores exibirão vídeos artísticos feitos durante a pesquisa. Na abertura, realizaremos um performance com feirantes ao vivo e o coquetel será composto por tapioca, amendoim, milho verde, maçãs, laranjas, cachaça, dentre outros elementos típicos de uma feira. Feira da Quinta conta com o apoio da Cia da Foto e de Foto Varela.

Coincidentemente, o artista que está com a exposição Memória da Pedra no mesmo espaço, ocupando o primeiro e segundo andar, aproveitará a ocasião para marcar também o encerramento da exposição com o lançamento da luxuosa edição do livro Memória da Pedra (108 páginas. Impresso e apoiado pela gráfica Santa Marta), sobre a exposição, com todas as imagens que fizeram parte da mostra e mais trabalhos que ficaram de fora. E ainda textos assinados pelo curador Ricardo Peixoto; por Lourenço Mutarelli (desenhista e escritor) e Fernando Duarte (artista e secretário de cultura do Governo de Pernambuco); além de texto do próprio Iezu. 

Haverá distribuição de livros para os 100 primeiros visitantes. Depois, a publicação poderá ser adquirida por R$ 30,00, metade do preço das livrarias. Haverá ainda, nessa movimentada noite, um pocket show do grupo pernambucano Poruu, incluindo o ritual de desabamento das pedras. E dentro do clima de feira, as obras da exposição Memória da Pedra poderão ser adquiridas a preços especiais.


SERVIÇO:

Lançamento do livro Memória da Pedra + Abertura da exposição Feira da Quinta de Iezu Kaeru

Quando: 30 de maio.
(e a exposição Feira da Quinta segue até 30 de julho)

Onde: Torre Malakoff (Rua do Observatório, Praça do Arsenal, Bairro do Recife). 

Visitação: de 30 de maio a 30 de julho.
terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 15h às 18h e domingos, das 15h às 19h.

Informações: 
(81) 3184-3180 | (81) 3184 3182 | (81) 3184 3185. 
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário