
Não acham muito estranho que há alguns dias atrás uma loja de discos em Paris tenha decidido vender uma série de cópias de Death Magnetic, o novo álbum dos Metallica, antes da data oficial de lançamento marcada para 12 de Setembro e que a banda não esteja nem aí para este “vazamento”. ainda para mais tendo em conta que em poucas horas o disco foi parar a inúmeros sites de BitTorrent como o Mininova e o Pirate Bay?
Eu normalmente desconfio de teorias da conspiração mas neste caso existem fortes razões para acreditar que o dedo dos Metallica esteve metido nisto. Não terá sido uma iniciativa de marketing viral por parte dos velhos metaleiros para mostrar aos poucos fãs que ainda lhes restam que eles entenderam finalmente como funciona a Internet?
Com efeito, os precedentes históricos podem pelo menos dar azo a muitas especulações. Senão vejamos: em Abril de 2000, os Metallica instauraram um processo legal contra a Napster, o pioneiro programa de partilha de ficheiros de música criado um ano antes por Shawn Fanning. Em poucos meses, a banda do carismático baterista Lars Ulrich perdeu boa parte da sua legião de fãs espalhados pelo globo que se sentiram ofendidos pela ganância de uma banda que já tinha ganho milhões em discos vendidos e que parecia agora apenas preocupada em ganhar outros tantos milhões.
Desde então, os Metallica lá descobriram que até podiam ganhar alguns cobres com a venda de MP3 directamente a partir do seu site. Depois de alguns anos de um braço de ferros com a Apple por a empresa impedir que os artistas autorizem apenas a venda de álbuns completos na loja do iTunes, em Julho de 2006 o grupo optou finalmente por permitir a venda de downloads de músicas individuais no iTunes.
Em Abril deste ano, Lars Ulrich chegou mesmo a indiciar que os Metallica poderiam vir a fazer algo semelhante aos Radiohead e dos Nine Inch Nails, bandas que permitiram que os fãs descarregassem de borla os seus mais recentes álbuns. Contudo, isso não aconteceu e a banda chegou mesmo a desencadear uma zaragata com os bloggers quando a sua empresa de management enviou intimações a todos os que tinham publicado críticas dos disco com base em audições prévias do disco enviadas a uma lista de selectos convidados.
Esta semana, depois de Death Magnetic ter vazado Lars Ulrich concedeu uma entrevista a uma estação de rádio de São Francisco que surpreendeu meio-mundo pois o baterista disse que que estava bastante feliz na medida em que faltam muitos poucos dias para o lançamento oficial e que as fugas de discos para a Internet são fenómenos corriqueiros nos dias de hoje.
Das duas uma: ou esta “fuga” foi totalmente orquestrada pelos Metallica e/ou management, editora, etc. de modo a gerar um buzz positivo poucos dias antes da estreia comercial do álbum ou então Lars Ulrich deve ter retirado algumas ilações com o episódio recente envolvendo um blogger que reproduziu nove faixas de Chinese Democracy, o novo álbum dos Guns N’ Roses, e acabou com o FBI a levá-lo para a cadeia.
Eu normalmente desconfio de teorias da conspiração mas neste caso existem fortes razões para acreditar que o dedo dos Metallica esteve metido nisto. Não terá sido uma iniciativa de marketing viral por parte dos velhos metaleiros para mostrar aos poucos fãs que ainda lhes restam que eles entenderam finalmente como funciona a Internet?
Com efeito, os precedentes históricos podem pelo menos dar azo a muitas especulações. Senão vejamos: em Abril de 2000, os Metallica instauraram um processo legal contra a Napster, o pioneiro programa de partilha de ficheiros de música criado um ano antes por Shawn Fanning. Em poucos meses, a banda do carismático baterista Lars Ulrich perdeu boa parte da sua legião de fãs espalhados pelo globo que se sentiram ofendidos pela ganância de uma banda que já tinha ganho milhões em discos vendidos e que parecia agora apenas preocupada em ganhar outros tantos milhões.
Desde então, os Metallica lá descobriram que até podiam ganhar alguns cobres com a venda de MP3 directamente a partir do seu site. Depois de alguns anos de um braço de ferros com a Apple por a empresa impedir que os artistas autorizem apenas a venda de álbuns completos na loja do iTunes, em Julho de 2006 o grupo optou finalmente por permitir a venda de downloads de músicas individuais no iTunes.
Em Abril deste ano, Lars Ulrich chegou mesmo a indiciar que os Metallica poderiam vir a fazer algo semelhante aos Radiohead e dos Nine Inch Nails, bandas que permitiram que os fãs descarregassem de borla os seus mais recentes álbuns. Contudo, isso não aconteceu e a banda chegou mesmo a desencadear uma zaragata com os bloggers quando a sua empresa de management enviou intimações a todos os que tinham publicado críticas dos disco com base em audições prévias do disco enviadas a uma lista de selectos convidados.
Esta semana, depois de Death Magnetic ter vazado Lars Ulrich concedeu uma entrevista a uma estação de rádio de São Francisco que surpreendeu meio-mundo pois o baterista disse que que estava bastante feliz na medida em que faltam muitos poucos dias para o lançamento oficial e que as fugas de discos para a Internet são fenómenos corriqueiros nos dias de hoje.
Das duas uma: ou esta “fuga” foi totalmente orquestrada pelos Metallica e/ou management, editora, etc. de modo a gerar um buzz positivo poucos dias antes da estreia comercial do álbum ou então Lars Ulrich deve ter retirado algumas ilações com o episódio recente envolvendo um blogger que reproduziu nove faixas de Chinese Democracy, o novo álbum dos Guns N’ Roses, e acabou com o FBI a levá-lo para a cadeia.
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