quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dentro e fora do foco.

FOCO E FORA DE FOCO

PRIMEIRO PLANO

Uma foto bem com­posta depende do equi­líbrio de seus elementos. Portanto, tão importante quanto a cena central são o fundo e o primeiro plano. Objetos situados ao "pé" da foto podem contribuir para realçar certos aspectos da cena ou, ao contrário, desviar a atenção do que é importante. Por isso, ao fotografar, você deve decidir, conscientemente, o que deseja incluir e o que pretende excluir do primeiro plano. Lembre-se de que objetos em primeiro plano são especialmente úteis para caracteri­zar situações específicas. Por exemplo, uma foto representando o momento de leitura pode ser valorizada com a inclusão de ele­mentos que se relacionem com o prazer de ler - Veja a foto de Jeanne Hilary/Rapho.

O IMPACTO DO PRIMEIRO PLANO

Existem três maneiras básicas para minimizar o impacto do primeiro plano:

1. Mudar a posição da câmera;

2. Empregar uma objetiva com maior distância focal;

3. Diminuir a profundidade de campo, empregando uma abertura maior.

Essas alter­nativas vão des­focar o primeiro plano, mas é me­lhor não exagerar na desfocaliza­ção, pois há um sério risco de se produzir uma mancha na composição.

Nas câmeras monoreflex, o fotógrafo tem a pos­sibilidade de examinar diretamente no visor os efeitos da profundidade de campo sobre as fotos que pre­tende fazer. Ela dispõe de um mecanismo que fecha o diafragma da objetiva até o ponto selecionado. Quando esse mecanismo é acionado, o viso r apresen­ta uma imagem exatamente igual à que se formarásobre o filme, permitindo que o fotógrafo avalie todos os detalhes e corrija eventuais defeitos ames de apertar o disparador.

PROFUNDIDADE

A utilização do pri­meiro plano também confere a sensação de es­cala e profundidade, o que é muito importante em fotos de paisagens.

Nesses casos, convém fazer a cena se projetar a partir do "pé" da foto, em vez de se iniciar na região central do qua­dro. Ao fotografar uma cena marinha, por exemplo, a inclusão de uma faixa de vegetação em primei­ro plano fornece uma referência para a imagem do mar e de um barco a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário