FOCO E FORA DE FOCO
PRIMEIRO PLANO
Uma foto bem composta depende do equilíbrio de seus elementos. Portanto, tão importante quanto a cena central são o fundo e o primeiro plano. Objetos situados ao "pé" da foto podem contribuir para realçar certos aspectos da cena ou, ao contrário, desviar a atenção do que é importante. Por isso, ao fotografar, você deve decidir, conscientemente, o que deseja incluir e o que pretende excluir do primeiro plano. Lembre-se de que objetos em primeiro plano são especialmente úteis para caracterizar situações específicas. Por exemplo, uma foto representando o momento de leitura pode ser valorizada com a inclusão de elementos que se relacionem com o prazer de ler - Veja a foto de Jeanne Hilary/Rapho.
O IMPACTO DO PRIMEIRO PLANO
Existem três maneiras básicas para minimizar o impacto do primeiro plano:
1. Mudar a posição da câmera;
2. Empregar uma objetiva com maior distância focal;
3. Diminuir a profundidade de campo, empregando uma abertura maior.
Essas alternativas vão desfocar o primeiro plano, mas é melhor não exagerar na desfocalização, pois há um sério risco de se produzir uma mancha na composição.
Nas câmeras monoreflex, o fotógrafo tem a possibilidade de examinar diretamente no visor os efeitos da profundidade de campo sobre as fotos que pretende fazer. Ela dispõe de um mecanismo que fecha o diafragma da objetiva até o ponto selecionado. Quando esse mecanismo é acionado, o viso r apresenta uma imagem exatamente igual à que se formarásobre o filme, permitindo que o fotógrafo avalie todos os detalhes e corrija eventuais defeitos ames de apertar o disparador.
PROFUNDIDADE
A utilização do primeiro plano também confere a sensação de escala e profundidade, o que é muito importante em fotos de paisagens.
Nesses casos, convém fazer a cena se projetar a partir do "pé" da foto, em vez de se iniciar na região central do quadro. Ao fotografar uma cena marinha, por exemplo, a inclusão de uma faixa de vegetação em primeiro plano fornece uma referência para a imagem do mar e de um barco a distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário