A REGRA DOS TERÇOS
Essa regra foi criada há muito tempo, lá pelo século XIV durante o período conhecido como Renascença. Se o próprio Leonardo da Vinci e Michelangelo adotaram essa regra em suas obras-primas você, sem pretensão alguma, deveria dar alguma atenção.
A primeira coisa que você deve fazer para usar essa regra é dividir a cena em três linhas verticais e horizontais como em um jogo da velha.
A interseção das quatro linhas cria quatro pontos focais que chamaremos de A, B, C e D. Esses pontos são o centro passivo das atenções para quem olha uma cena. Pode parecer subjetivo, mas comece a olhar para uma cena considerando essas linhas e pontos imaginários.
Você verá mais adiante que a lei dos terços aparecerá em outros tópicos da composição.
OS OLHOS DEVEM SER POSICIONADOS
EM UM DOS PONTOS.
Quando estiver fotografando uma pessoa, procure orientar a posição para tentar manter os olhos em um dos pontos. Se a pessoa estiver olhando para a esquerda, coloque-a em um dos pontos da direita (B, D). Se estiver olhando para a direita, coloque-a nos pontos da esquerda (A, C). Se estiver olhando para cima, coloque-a nos dois pontos inferiores (C, D) e, finalmente, se estiver olhando para baixo, coloque-a em um dos pontos superiores (A, B).
Em fotos que encham o quadro com o rosto, procure colocar os olhos ou a boca em um dos pontos.
BALANÇO
Para fotografar elementos com tamanhos e massas diferentes, procure colocar cada um deles em um dos terços. O balanço tem relação com a dominação de um dos elementos. Toda vez que um elemento dominar o outro, você estará criando mais apelo para a cena.
Veja o exemplo das fotos dos Moais na ilha de Páscoa. A foto do meio está equilibrada deixando metade da foto para o céu e metade para a terra. As outras duas valorizam os elementos individualmente.
Os planos são o modo como o assunto será registrado com relação ao posicionamento e disposição dos elementos. Podemos dividir os planos em duas categorias: posicionamento e expressão. Os planos de posicionamento situam os elementos na cena. Nessa categoria, temos o grande plano geral, o plano geral e o plano conjunto.
Os planos de expressão são usados para transmitir emoções e sentimentos por meio do enquadramento do sujeito. Eles vão desde o primeiríssimo plano, aproximando-se do rosto da pessoa até o plano inteiro, que mostra todo o corpo.
ÂNGULO DE TOMADA
É o ângulo que adotamos entre a câmera e o sujeito. Temos três ângulos básicos: picado, normal e contrapicado.
O ângulo de cima para baixo, ou picado, diminui o objeto. O ângulo normal tem um efeito neutro. O ângulo de baixo para cima ou contrapicado aumenta o objeto.
LINHAS
As linhas podem ser usadas de diversas maneiras. Podem servir como guias para conduzir a atenção do olhar para um ponto de interesse da foto ou para criar um clima para a cena. Podemos classificar as linhas em três grupos: de condução (Ieading lines), de horizonte e linhas de característica.
As linhas de condução vão dirigir o olhar do espectador. O ideal é que essas linhas comecem no canto inferior da cena e continuem até que o ponto de interesse seja atingido. Elas deveriam parar por aí, pois caso contrário a atenção da pessoa pode continuar até sua extremidade. A linha de condução pode ser formada por uma cerca, estrada, rua, raio de luz, seqüência de objetos como árvores ou carros, a linha da praia etc. De um modo geral, esse tipo de linha causa uma sensação de profundidade.
As linhas de horizonte marcam a passagem entre a terra e o céu ou entre o mar e o céu. Use a regra dos terços para criar uma linha de horizonte afastada do meio da foto e tome sempre cuidado para não deixá-Ia inclinada.
A linha da calçada conduz o olhar até as cabines de telefone vermelha e as casas ao fundo.
LINHAS DE CARACTERÍSTICAS
As linhas de características são linhas subjetivas que induzem a algum tipo de emoção.
LINHAS HORIZONTAIS
Indicam paz e tranqüilidade.
LINHAS VERTICAIS
Indicam força e poder.
LINHAS DIAGONAIS
Indicam ação, movimento e força.
LINHAS CURVAS
Indicam charme e graça.
ILUMINAÇÃO
A iluminação é um componente que está estreitamente ligado à composição. Não confunda aqui iluminação com a luz em si. A iluminação tem relação com a forma como o assunto recebe a luz. Ela funciona como um elemento de condução do olhar. Você pode usar a iluminação para chamar mais a atenção para uma parte da cena ou tirar a força que um elemento possui.
Uma luz de fundo ajuda a separar o primeiro plano do segundo.
Uma luz lateral dá volume e ressalta as formas do assunto fotografado. Veja o capítulo que aborda a luz para entender melhor esses conceitos.
FORMATO
O formato da fotografia diz respeito à colocação do assunto em um retângulo vertical ou horizontal. O tamanho, a forma e a natureza do assunto diz qual é a melhor orientação da cena. Você pode escolher entre o modo retrato, com orientação vertical, ou o modo paisagem, onde a cena fica disposta horizontalmente. Uma mudança do enquadramento da orientação da cena pode mudar radicalmente o resultado.
Aplicando os conceitos apresentados neste capítulo, você pode iniciar uma nova fase na sua vida de fotógrafo: pode começar a aplicar essas técnicas mesmo sem ter uma máquina nas mãos. Olhe para uma cena do seu dia-a-dia e comece a aplicar as técnicas de composição.
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