UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHO EM CONSTANTE
TRANSFORMAÇÃO E COM MUITAS OPÇÕES.
Quando o assunto é atualização profissional, podemos dizer que o fotógrafo hoje vive tempos de fartura. Revistas especializadas e livros abundam nas livrarias, nos jornaleiros e nas bibliotecas públicas, cursos técnicos e de especialização se espalham nas cidades. Sem falar da internet, que abre campos de conhecimento jamais vistos e possibilita a troca de experiências em todos os níveis da profissão.
Como os segmentos da fotografia evoluem cada qual num ritmo, fazer pesquisas é a melhor maneira de acompanhar as tendências de cada especialidade. As revistas importadas são consideradas as melhores referências para o meio fotográfico. Existem também anuários de publicidade onde se encontram os melhores exemplos de como dirigir um produto. Fazer a assinatura de uma revista nacional de fotografia também ajuda a ficar por dentro das novidades e dos work shops locais promovidos pelas grandes marcas. Outro hábito a que o fotógrafo deve se propor é a visita a exposições de fotografia. Além disso, exercitar o olhar nas mostras, nos livros de arte e design e até mesmo nas ruas, e depois discutir as impressões com colegas, é uma ótima maneira de manter vivo o interesse pela profissão. Quanto mais o fotógrafo aumentar a sua cultura visual melhor!
No que se refere aos equipamentos mais modernos, antes de comprá-Ios, analise com calma sua real necessidade. Você está mesmo precisando daquilo? Paralelamente, fique de olho nas ofertas. Há fotógrafos que compram de tudo e depois se desfazem da parafernália rapidamente. Esta pode ser a chance de comprar aquele equipamento que você tanto queria. Comercialmente, a melhor opção hoje é investir em equipamento digital. É bom que se diga que nada disso, entretanto, se efetiva sem a prática e alguma metodologia para testar filmes, câmeras e técnicas operacionais. Pratique a fotografia. Aliás, este foi um dos primeiros conselhos deste livro! E tem mais...
"Veja muitos trabalhos, trabalhos de todas as tendências e origens. Você vai se identificar, se sensibilizar mais com uns do que com outros... Aí poderá estar o seu caminho... Atualmente é fundamental dominar pelo menos o processo básico digital. Saber eleger o seu segmento de atuação e ser o mais agressivo possível no marketing profissional. Considero importante, também, apesar de parecer um caminho na contramão da evolução, se interessar pelo processo manual da fotografia. Muitos dos meus preciosismos em relação à luz vieram das observações ensinadas por um tio que era artista plástico e insistia em me fazer enxergar a luz da janela presente na obra do pintor Rembrandt."
Nenhum comentário:
Postar um comentário