quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mais sobre Composição dentro da Fotografia.

ERROS COMUNS DE COMPOSIÇÃO

Antes de falarmos de técnicas, vamos falar'de erros. Se você identi­ficar os erros descritos a seguir em muitas de suas fotos, é bom ler o capítulo com atenção. Algumas fotos apresentam um sintoma de má com­posição, outras são um verdadeiro depósito de erros. Vamos começar.

O ASSUNTO PRINCIPAL NÃO ESTÁ CLARO

Você vai fotografar seus amigos perto de um monumento. O enqua­dramento dado acaba nem dando destaque para o monumento nem tão pouco às pessoas.

ASSUNTO MUITO PEQUENO

Imagine na situação anterior você querer fotografar o lado de fora do Es­tádio do Maracanã e seus amigos. Pa­ra enquadrar todo o estádio você se afastou mastante. Imagine o tamanho das pessoas que estão muito longe, próximas a porta de entrada do estádio.

O ASSUNTO ESTÁ CENTRALIZADO

Manter o assunto absolutamente centralizado na foto pode, algumas vezes, ser interessante. Contudo a prática mostra que essa abordagem tira o atrativo da foto como um todo.

O HORIZONTE ESTÁ FORA DE NÍVEL

Já viu fotos onde o mar poderia estar derramando fora da foto por falta de nível do horizonte?

FALTA DE ESCALA

Muitas vezes não conseguimos passar a grandeza ou pequenez de um assunto se ele não tiver alguma escala com algo que possamos iden­tificar e medir.

MUITOS ELEMENTOS

Você quer fotografar uma deter­mina pessoa ou objeto e ele aparece no meio de várias outras pessoas ou elementos que tiram a atenção do assunto principal.

FUNDO DISTRATIVO

O fundo confunde a visualização do assunto principal, seja por se mis­turar ao assunto ou por não destacar o assunto dele próprio.

Familiar alguma dessas situações? No final do capítulo vamos dar algumas dicas para resolver esses problemas.

A COMPOSIÇÃO

Vamos apresentar algumas regras e pontos impor­tantes que contribuem para uma boa composição. São eles a simplicidade, centro de interesse, direção, profundi­dade, ângulo da câmera, balanço e detalhes.

Primeira regra: na fotografia, as regras existem para serem quebradas quando for conveniente. Tome as regras como linhas-mestre, mas não hesite em abandoná-Ias em favor de uma tomada emocional de uma fotografia.

SIMPLICIDADE

Uma foto deve ser simples e objetiva para transmitir sua mensagem. A simplicidade se aplica tanto à quanti­dade de elementos que não devem competir pela atenção de quem a vê, como na relação entre eles.

CENTRO DE INTERESSE

A primeira decisão do fotógrafo ao iniciar o enquadra­mento de uma foto é definir qual será o centro de interesse da foto. Qual elemento deve chamar para si o olhar do espectador e que a partir de sua contemplação irá, even­tualmente, examinar o restante da foto.

Segunda regra: o centro de interesse não deve ser o centro da foto. Centralizar o assunto principal exatamente no centro da foto irá causar um efeito devastador no especta­dor. Ele focará sua atenção naquele ponto e não se preocu­pará em apreciar o restante dos detalhes da fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário