ERROS COMUNS DE COMPOSIÇÃO
Antes de falarmos de técnicas, vamos falar'de erros. Se você identificar os erros descritos a seguir em muitas de suas fotos, é bom ler o capítulo com atenção. Algumas fotos apresentam um sintoma de má composição, outras são um verdadeiro depósito de erros. Vamos começar.
O ASSUNTO PRINCIPAL NÃO ESTÁ CLARO
Você vai fotografar seus amigos perto de um monumento. O enquadramento dado acaba nem dando destaque para o monumento nem tão pouco às pessoas.
ASSUNTO MUITO PEQUENO
Imagine na situação anterior você querer fotografar o lado de fora do Estádio do Maracanã e seus amigos. Para enquadrar todo o estádio você se afastou mastante. Imagine o tamanho das pessoas que estão muito longe, próximas a porta de entrada do estádio.
O ASSUNTO ESTÁ CENTRALIZADO
Manter o assunto absolutamente centralizado na foto pode, algumas vezes, ser interessante. Contudo a prática mostra que essa abordagem tira o atrativo da foto como um todo.
O HORIZONTE ESTÁ FORA DE NÍVEL
Já viu fotos onde o mar poderia estar derramando fora da foto por falta de nível do horizonte?
FALTA DE ESCALA
Muitas vezes não conseguimos passar a grandeza ou pequenez de um assunto se ele não tiver alguma escala com algo que possamos identificar e medir.
MUITOS ELEMENTOS
Você quer fotografar uma determina pessoa ou objeto e ele aparece no meio de várias outras pessoas ou elementos que tiram a atenção do assunto principal.
FUNDO DISTRATIVO
O fundo confunde a visualização do assunto principal, seja por se misturar ao assunto ou por não destacar o assunto dele próprio.
Familiar alguma dessas situações? No final do capítulo vamos dar algumas dicas para resolver esses problemas.
A COMPOSIÇÃO
Vamos apresentar algumas regras e pontos importantes que contribuem para uma boa composição. São eles a simplicidade, centro de interesse, direção, profundidade, ângulo da câmera, balanço e detalhes.
Primeira regra: na fotografia, as regras existem para serem quebradas quando for conveniente. Tome as regras como linhas-mestre, mas não hesite em abandoná-Ias em favor de uma tomada emocional de uma fotografia.
SIMPLICIDADE
Uma foto deve ser simples e objetiva para transmitir sua mensagem. A simplicidade se aplica tanto à quantidade de elementos que não devem competir pela atenção de quem a vê, como na relação entre eles.
CENTRO DE INTERESSE
A primeira decisão do fotógrafo ao iniciar o enquadramento de uma foto é definir qual será o centro de interesse da foto. Qual elemento deve chamar para si o olhar do espectador e que a partir de sua contemplação irá, eventualmente, examinar o restante da foto.
Segunda regra: o centro de interesse não deve ser o centro da foto. Centralizar o assunto principal exatamente no centro da foto irá causar um efeito devastador no espectador. Ele focará sua atenção naquele ponto e não se preocupará em apreciar o restante dos detalhes da fotografia.
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