sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sobre os Filmes

FILMES

FORMATO DE FILME

O formato indica o tamanho físi­co do filme. O tamanho mais popu­lar é o filme de 35 mm, usado na maioria das câmeras compactas e SLR. Esses filmes são chamados de filmes 135. Câmeras de forma­to médio usam filme com a desig­nação 120, que são maiores e per­mitem ampliações maiores do que as do filme 135. Os filmes APS pos­suem um tamanho menor do que o filme 135 e permitem um processa­mento especial que amplia uma foto em três tamanhos diferentes, incluindo o formato panorâmico de 1 Ox29 cm. Com relação ao tama­nho do filme, não temos muito o que lhe ensinar. A recomendação é comprar o filme compatível com sua câmera.

São vários os disponíveis no mercado. Eles serão deter­minados para o tipo de câmera que irá utilizá-Ias. Tratamos aqui do formato 35 mm, que é o mais popular entre fotó­grafos iniciantes e experientes. Esse número (35 mm ou 3,5 em) é, na verdade, a bitola do filme que vai produzir fotogra­mas (unidade de imagem) com 2,4 por 3,6 em.

TIPO DE FILME

Os filmes podem ser ainda classi­ficados quanto ao seu tipo de cor e forma de registro. Partindo desse

princípio, podemos ter os filmes co­loridos, que registram imagens em cor e em preto-e-branco, que regis­tram as imagens em tons de cinza.

Os filmes podem registrar as ima­gens como um negativo, ou seja, as áreas claras são gravadas como escuras e as escuras como claras, ou como positivo, que armazenam as co­res e tons da maneira que os vemos. Os filmes positivos são conhecidos como slides ou transparências.

FILMES AMADORES OU PROFISSIONAIS

Se você for em uma loja especia­lizada poderá encontrar filmes que são classificados como profissionais e outros como amadores. Essa dis­tinção refere-se à qualidade da emul­são. Hoje, embora ainda exista algu­ma diferença entre as ofertas dessas duas categorias, os filmes amadores melhoraram muito e se aproximaram dos filmes profissionais.

NEGATIVO OU POSITIVO

Os positivos são filmes especiais conhecidos também por cromos (quando coloridos) ou slides.

Os negativos são os tipos mais usados tanto pela ver­satilidade quanto pelo seu custo. A partir de um negativo podemos realizar quantas ampliações precisarmos.

Já um filme positivo produz um único exemplar da foto. Hoje já é possível nos pequenos laboratórios digitais fazer ampliações em papel fotográfico diretamente do slide.

Faz pouco tempo que era necessário fazer uma foto do slide para que do seu negativo fosse feita a ampliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário