sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Desenhando a Luz...


envolto de luz, upload feito originalmente por adriano sobral.

Uma continuação da série "Caixa de Luz" que começou em 2009, na verdade esta que parecia ser uma trilogia creio que não tera tempo para ser finalizada nem tão cedo.

Quando o assunto é luz a coisa começar a se expandir de tal forma que nem eu sei mais onde tudo isto vai parar, estes reflexos de temas que concretizam algo em cima do abstrato parecem ser algo futil a primeira vista, mas se tratando de fotografia a coisa rende.

Escrevendo simplesmente estes textos até parecem coisas super sem sentido, no inicio da caixa de luz achava a mesma coisa, mas quando colocamos aqueles quadros no formato caixa na sequencia dentro do teatro do Parque, nossa eu não acreditei, e creio que até meus amigos mais próximos sentiram a ideia tematizada de perto e concretizada.

Realmente é outra coisa, mais istó é um assunto para outro post...brincadeirinha aguardem as coisas mais experimentais que vocês possam imaginar...

epilógo

Ensaio: Desenhando a Luz
Titulo: Envolto de Luz
Foto: adriano Sobral
22.11.2010

O Som da Essência de Acácia !!!


Essência de Acassia, upload feito originalmente por adriano sobral.

Ensaio para banda Essência de Acácia, este demorou cerca de três horas, tive que mudar a luz inumeras vezes antes de começarmos e para facilitar o ar condicionado tava mais fraco que fim de tarde.

Debaixo de muito calor e vários lenços para enxugar os rostos dos integrantes, a coisa começou a fluir, poxa ambiente de estúdio é chato pacas, tive que tirar mel do cásulo, mais no fim deu tudo certo.

Bem acabei de finalizar depois das fotos o my sapce da banda, lá contém o som maneiro da rapaziada, e que tem um titulo super interessante "LITERATURA INFANTIL" escutem as cinco primeiras faixas que estão disponivies para execução em seu my space.

Ouça: www.myspace.com/aessenciadeacacia
Foto: Adriano Sobral
Ensaio para Web Site
01 Dez 2010

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CIA SALTOS PE DE DANÇA


CIA SALTOS PE DE DANÇA, upload feito originalmente por adriano sobral.

Primeiro trabalho para este grupo recém formado pela professora Cristiane que no passado já foi diretora de outros grupos, um deles bem conhecido A CIA AJE DE DANÇA, seu projeto anterior.

Neste trabalho de cobertura, que foi realizado na Sede do Galo na Rua da Concordia Bairro de São José, esperei varios outros artistas se apresentarem para então conseguir clicar este grupo,pense o sono já tava batendo, aos poucos colocarei outros posts referentes a este dia.

Quinta no Galo
02.12.2010

Sentimentos...


depressão monocromatica, upload feito originalmente por adriano sobral.

Um ensaio diferente do que venho fazendo, estava precisando quebrar o gelo comigo mesmo, pois é, acho que até este blogger não lia tanto de um jeito particular, calma calma, não faço parte dos modismos dos chamados emos, também não tenho nada contra.

Apenas após uma sequencia de trabalhos com bandas de Rock que por sequencia acaram seguindo também para outros estilos como "samba" chegou um momento fotografar cultura tornou-se algo mais do que importante para mim, mais sempre deixo a deixa de sempre será do meu jeito chato de ser.

Enfim após a Caixa de Luz de 2009 por que não Sentimentos sem nenhuma data fixa para ser concretizado ou finalizado, apenas um exercicio que como os outros acabaram virando peças para exposições fotográficas.

Espero que vocês gostes, cliquem na imagem e vejam a sequencia destas imagens, postei algumas pois pretendo trabalhar mais em cima delas, destaque o titulo desta " Depressão Monocromática" o que vocês veem era para ser um simples 3x4 e que deu inicio a s outras imagens.

Espero que gostem !!!

Foto: Adriano Sobral
Titulo: "depressão monocromática"
Modelo: "GB"
Data: 22.11.2010

O Som da Morphinah Effect !!!


morphinah effect, upload feito originalmente por adriano sobral.

Esta banda pertence ao bairro do Jordão - Periféria do Recife, mas com certeza não deve nada ao mundo, estamos falando da Morphinah Effect, com seu estilo new metal e grunidos de bater cabeça.

A banda tem um my space com algumas músicas de sua recém demo lançada, eles fizeram contato comigo pararealizar um ensaio fotográfico e escolhemos o Recife Velho num domingo deserto o que favoreceu para as imagens ficarem sem interrupções.

Cliquem abaixo e escutem o som e se quiserem ver mais imagens é só clicar na foto acima.

Ouça:
www.myspace.com/morphinaheffect/photos

Ensaio em 16.08.2009
Locação Bairro do Recife
Fotografia: Adriano Sobral

Frei Eduardo no Morro da Conceição !!!


Frei Eduardo, upload feito originalmente por adriano sobral.

Pois é , este é mais um rabalho fotográfico fruto de pesquisa e espera de dois anos, sem falar e sem pensar que quase eu não conseguiria realiza-lo este ano, mais foi mais que interessante chegar num horário totalmente diferente do que foi feitoa umano atrás e pensar que da pra conseguir tanta imagem colorida e com pespectivas de dois fotógrafos, eu que vós escrevo e a Gláucia Bruce ( www.flickr.com/photos/g_bruce2 ) que começou esta parceria comigo a cerca de 2009 e que em 2010 chega mais instigante que nunca.

Pois agora o interessante não acaba mais sendo somente a FÉ mais outros valores daquele povo que vem e o que fica, um material que eu pensava terminar cedo, acabou me dando asas a não desistir dele e sim continuar fuçando outros olhares.

Os olhares azuis das cores das fitas, dos santinhos do céu maravilhoso de Casa Amarela, as vezes alguns dizem poxa tudo que tinha que ser feito em Pernambuco já foi... Pois é ! e eu respondo infelizmente ou felizmente pra mim ainda tenho muito o que tirar das imagens deste povo pernambucano.


Morro da Conceição
08 de Dezembro de 2010
Recife

Carlo Gill no Pátio de São Pedro


Carlo Gill no Pátio de São Pedro , upload feito originalmente por adriano sobral.

Nossa que show, foi do Samba de Raiz até o chorinho tradicional e quem não acreditar no que vou dizer, rolou até maxixe, podiscrer, o trabalho de Carlo Gill prometi ser bastante revisitado musicalmente.

E com certeza fonte de estudos pra fazer o que ele faz misturar samba com repente em meio a um partido alto de primeira qualidade, breve breve o disco estara disponivel para download free aguarde pois divulgaremos por aqui e no blog do BR caos e é claro no bloger da Bruce.

Hasta Luego !!!

Show Pré - Lançamento disco "VIDA"
Local: Pátio São Pedro - Recife
Quando: 21.01.2011
Cobertura: Fotografia Sonora

CARLO GILL INFORMATIVO


CARLO GILL INFORMATIVO, upload feito originalmente por adriano sobral.

Postal de WEB para contemplar a nova saga do cantor e compositor Carlos Gill queeste ano promete além do Samba de Pé e de Mão lançado em 2010, também lançar antes do Carnaval o novo disco intitulado VIDA.

Salve Salve Carlos Gill

Foto Fonte: www.flickr.com/photos/diariodeumfotografo

Edinaldo Blues & Angelo Meyer


Edinaldo Blues & Angelo Meyer, upload feito originalmente por adriano sobral.

Pois é na semana passada após o show do Cantor e Compositor Carlos Gill, nada mais interessante do que tomar uma gelada pra comemorar um grande show, que nem a chuva conseguiu tirar o brilho, enfim no 01 BAR na Rua Tomazina o Músico Edinaldo Blues e o Cantor e multiartista Angelo Meyer estavam de bobeira a conversar sobre novas composições de seus trabalhos e os Projetos com a banda Dialéticos que segue o Angelo Meyer, breve estara disponivel um my space deste grupo novinho em folha para divulgações dos artistas.

Até o próximo show pessoal.
Foto Fonte: www.flickr.com/photos/diariodeumfotografo

Não Pague Pra Ler - O Blog da Bruce !!!

Um Blogger que fala de tudo nesta Cidade !!!

Não Pague Pra Ler da Jornalista & Fotografa Gláucia Bruce



Blogar por blogar eis a questão, com este aqui a coisa é diferente, trata-se de um olhar inovador sobre as coisas que nós circundam elementos que acontecem somente em nosso estado, e que ao mesmo tempo fica conectado com o que acontece no mundo.

Seja linkado no Twitter ou em um Facebook (Redes Sócias), este aqui é diferente, trata-se de Cultura Pernambucana como nenhum outro: Música, Teatro, Dança, Lançamento de Discos, Cinema e é claro Fotografia dentro das artes visuais no que se enquadra.




A blogueira Gláucia Bruce fica atenta às novidades da cena e se você quiser fazer parte disto é só enviar um email para glauciabruce@gmail.com , ou simplesmente entrar e navegar nas informações mais culturais do nosso estado.

Serviço:

www.glauciabruce.wordpress.com

www.flickr.com/photos/g_bruce2

55 + 81.8879.4105



BR CAOS O SELO INDEPENDENTE DIGITAL 2011

“BR CAOS”

O Selo ONLINE da Independência Digital

Após vários eventos undergrounds pela cena local do Recife a Olho Produção junto a Fotografia Sonora Comunicação & Cultura se unem para por na rede elementos musicais que não serão encontrados fácilmente pelas lojas de CD’s e Vinis que aindam existem no Centro, e nem tão pouco serão encontrados nos grandes Magazines e Livrarias do Recife.

Trata-se do acervo que a Olho Produção recebeu ao longo de 2007 até os dias de hoje, enfim digitalizados e disponibizados via interner através do blogger BR CAOS, a ideia inicial era de unir todos aqueles eventos produzidos de forma independente até chegar nos dias de hoje já com um nível bem profissional.

A união da Produção da Olho mais a Comunicação da Fotografia Sonora e movimentos como Alternativo do Jordão fez nascer um dos eventos de maior força da Música Independente do Estado, trata-se do “Festival VITRINE” no qual só fez consolidar ainda mais a ideia de um selo que não tivesse moradia fixa, e que estivesse ao alcance de todos. Visitem, baixem e fiquem a vontade, todo mês teremos de 3 a 4 novidades.

Pra começar com chave de ouro, a partir do dia 15 estaremos disponibilizando dois discos do Cantor & Compositor Carlo Gill, um lançado em 2010 com o titulo de Samba de Pé & Mão e o outro de 2011, simplesmente com o titulo de “VIDA” recém lançado no Pátio de São Pedro no Mês de Janeiro.

Fiquem a vontade:

Serviço:

www.brcaos.wordpress.com

Sugestões e Envio:

projetovitrinerecife@hotmail.com

81.8861.5818 – Adriano Sobrax


Música Eletrônica a R$ 5,00


Isso mesmo até o fim do carnaval, durante todas as sextas e sábados lá no Novo Pina !!!

Sonzinho pra dançar...

Bandas legais:

Vampire Weekend - A-Punk

Arcade Fire "Rebellion"

Breve novidades da Insurrection Down !!!

Por enquanto só gravações em estúdio para pnovo trabalho !!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Rodrigo Morcego no Roteiro Blues !!!

Nesta SEXTA – 21/01, estarei junto a

ROBERTO LEITE e JÔ PINTO no BURBURINHO,

fazendo um super show de BLUES.

Segue o serviço:

Quem: RODRIGO MORCEGO + DJ ELCY
Quando: SEXTA - 21/01 – 23h
Onde: BAR BURBURINHO, Rua Tomazina,
Recife Antigo
Tel: 3224-5854
Quanto: R$8,00

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Artistas lamentam saída de Luciana

Publicado em 04.01.2011

Afastada da Fundarpe por problemas políticos, presidente da instituição tem apoio de vários setores da produção artística de Pernambuco

A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo, roubou a cena na cerimônia de transmissão do cargo de secretário de Cultura de Ariano Suassuna para Fernando Duarte, ontem, às 16h, na Secretaria de Cultura. Durante a solenidade, ela ficou comovida ao ouvir uma declaração de amor de Ariano, que deixa a pasta para assumir a Secretaria Especial da Assessoria do Governador. Emocionada, Luciana ganhou elogios acerca da política cultural que desenvolveu em sua gestão. Para ela, a sensação que fica é de dever cumprido. “Todo esse reconhecimento revela que fiz um bom trabalho”, afirmou.

Segundo Ariano, o trabalho da presidente da Fundarpe não só foi bom, como fundamental. “Sem a organização de Luciana, sem sua habilidade visionária, que se verifica, por exemplo, nos 12 pontos que implantou para interiorização da cultura no Estado, minha gestão como secretário de Cultura não teria sido possível”, falou. Em que foi reiterado por Fernando Duarte, que se mostrou impressionado com a política pública que encontrou e com o planejamento da gestora. “Está tudo muito bem sistematizado. Luciana, como arquiteta, deixou uma planta pronta para mim. O que eu preciso e vou fazer é continuar essa construção”, disse.

Para os representantes da classe artística, ela foi uma das melhores gestoras da instituição, pela capacidade de articulação política, pela grande ampliação do orçamento do Funcultura, pela determinação em promover ações em todo o território pernambucano e pela democratização da gestão. Entre os artistas que consideram a saída de Luciana Azevedo uma perda para a política cultural está a atriz e produtora Paula de Renor. “Ela não é uma pessoa de cultura, mas é uma arquiteta da política cultural, o que fez com que assimilasse as necessidades do Estado. Tem grande poder de articulação e inteligência, conseguindo ajudar vários setores da cultura. Além disso, teve importante papel na democratização da distribuição das verbas públicas, associando os recursos a editais e ao Funcultura, ampliando o acesso para os artista e fomentando a produção”, ressalta. Paula conclui seu pensamento desejando que o próximo presidente dê continuidade ao trabalho da antecessora. “Vai demorar muito tempo para que uma pessoa faça o que ela conseguiu”.

Às opiniões de Paula, soma-se o pensamento da produtora cultural Andrea Mota, para quem a passagem de Luciana pela Fundarpe foi um marco para o Estado de Pernambuco. “Lamento a saída dela, que é uma grande articulista. Em outras gestões, nunca vi acontecer uma consulta tão intensa às várias vertentes artísticas que compõem a cultura pernambucana. Seu trabalho foi uma construção coletiva com a sociedade civil”, pontua Andrea.

Pedro Salustiano, filho do mestre Salustiano, bailarino da equipe do secretário Ariano Suassuna e proprietário da Casa da Rabeca, ainda acrescenta mais um ponto positivo ao trabalho da presidente da Fundarpe: a ênfase na cultura popular. “É uma perda muito grande, porque ela deu grande destaque aos artistas populares. Queria que ela permanecesse mais uns 20 anos no cargo. Não estou falando como produtor ou funcionário do Estado, mas como artista. Luciana valorizou todos os grupos populares com cachês dignos, isso eu digo com toda a convicção. Também com o intercâmbio de grupos entre cidades, de Petrolina para o Recife, de Salgueiro para Olinda, coisas que nunca existiram”, considera Pedro.

O músico Rogerman também considera uma pena a saída de Luciana da Fundarpe. “Particularmente, não tenho condições de avaliar toda a gestão, porque passei dois anos em São Paulo, período em que também ouvi algumas críticas ao trabalho da Fundarpe, músicos e produtores reclamavam da falta de pagamento. De minha parte, entretanto, não tenho do que reclamar. Ela sempre foi muito solícita e, das vezes em que fui lá, ela chegou a me pedir opinião sobre algumas temas”. Apesar de saber que problemas aconteceram, Rogerman considera que, às vezes, um setor compromete a administração como um todo. “Um degrau da burocracia falha e compromete o resto. O que sei é que ela era sempre muito entusiasmada e eu sempre saí de lá com uma boa impressão”, enfatiza.

O escritor Wellington de Melo, do grupo Urros Masculinos, também acredita que houve muitos avanços na gestão de Luciana. “Agora, eu espero que eles continuem. Mas o caminho que deve ser seguido é sempre o da transparência. Não vejo os problemas como uma responsabilidade dela isoladamente. Existem coisas que precisam ser repensadas no campo administrativo. O desafio do gestor novo é desarticular algumas práticas dos burocratas”, afirma. Apesar de considerar os avanços, Wellington observa que a área de literatura não foi prestigiada no governo. “Como escritor, sinto falta de uma política séria mais voltada para a literatura. A coordenadoria de literatura no Estado inexiste”.

Outros escritor, o jornalista Homero Fonseca, defende a gestão de Luciana Azevedo na Fundarpe. “Ela é uma pessoa correta. Se houve algum problema administrativo, isso será esclarecido. Assinalo que ela desenvolveu um trabalho importante de política cultural para o Estado, inclusive estendendo-a para o interior”, comenta.

O ator e produtor cultural José Pimentel também destaca o trabalho da presidente. “Quanto as denúncias, acho que não se deve julgar agora, pois se trata de um processo ainda em curso. Ela sempre nos ajudou na Paixão de Cristo. Fez um bom trabalho na Fundarpe e não sou eu apenas quem diz, mas qualquer produtor de música, teatro ou cinema, terá a mesma opinião, pode haver uma ou outra opinião discordante”, afirma Pimentel.

O produtor cultural Anselmo Alves, que se queixa do não pagamento de alguns trabalhos realizados para a Fundarpe, também elogia a política cultural da instituição. “Talvez tenha sido a melhor dos últimos tempos. O atraso enorme dos pagamentos para artistas e produtores culturais foi o que enfraqueceu a gestão. Luciana foi bem intencionada, mas faltou ao Governo de Estado liberar dinheiro para pagar aos artistas. É muito fácil desqualificar Luciana Azevedo, mas cadê o dinheiro para ela pagar as pessoas?”, criticou.

O diretor teatral Antonio Cadengue, que acompanhou a confusão pela imprensa, diz que não tem juízo de valor sobre o que conhece do caso. “Espero que a Fundarpe seja cada vez mais transparente. E que seja capaz de efetivar uma política cultural estruturadora”, ressalta.

Centro de Resgate, Restauração, Promoção e Preservação das Tradições do Carnaval de Pernambuco

52061–030 Rua Silveira Lobo, 32 - Casa Forte – Recife – PE

(81) 3269-6569 3441-2343 9292-2209

passo@passodocarnaval.org.br

Com os cumprimentos de

Humberto Maia

(81) 3269-6569 3441-2343 9292-2209

A MULHER QUE SABE DEMAIS

Ariano Suassuna convidou Luciana Azevedo , ex-presidente da Fundarpe, para a transmissão de cargo na Secretaria da Cultura, uma homenagem pública ao que ela fez pela cultura.

Governistas fazem festa para Luciana

Publicado em 04.01.2011

Deslocada da Fundarpe – onde é alvo de investigação do TCE –, Luciana Azevedo é festejada como o “braço direito” de Sileno na Articulação Regional

O novo secretário estadual de Articulação Social e Regional, Sileno Guedes, afirmou ontem que a ex-presidente da Fundação de Cultura de Pernambuco (Fundarpe) Luciana Azevedo será o seu “braço direito” na pasta. Ela ocupará o cargo de secretária executiva, que responderá pelo órgão na ausência do titular. O escândalo da Fundarpe, ocorrido durante a gestão de Luciana, revelou o desvio de R$ 51 milhões. O dinheiro foi utilizado para pagar shows e eventos promovidos por supostas empresas fantasmas, como verificou uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“A questão da Fundarpe está sendo analisada pelo TCE. Mas eu escolhi Luciana pela prática que ela teve na concepção da política pública para a cultura, feita de forma regionalizada. Na nossa secretaria, ela vai desempenhar um papel parecido: vai movimentar os conselhos municipais”, explicou Sileno.

Em um relatório feito por técnicos do Tribunal de Contas, Luciana é citada formalmente como uma das responsáveis pelas irregularidades na pasta. O caso ainda não foi julgado. O conselheiro relator, Marcos Loreto, determinou a colheita de novas provas e o caso deve voltar à pauta do TCE em fevereiro.

O secretário estadual de Cultura, Fernando Duarte, antecipou ontem que ainda não escolheu o nome do novo presidente da Fundarpe. Nos bastidores, a sinalização é que a indicação ficará a cargo do PT, já que Luciana é filiada à legenda, assim como o secretário. Duarte, porém, fez questão de elogiar a atuação da petista. “Luciana tem uma responsabilidade grande na democratização e interiorização dos projetos culturais. Foi uma política sensacional, reconhecida nacionalmente”, afirmou.

A transmissão do cargo de Ariano Suassuna para Duarte, ontem, na sede da Secretaria de Cultura, transformou-se em um ato de desagravo a Luciana Azevedo, agora ex-presidente da Fundação. Ao iniciar o discurso de despedida, Ariano disse que faria uma “declaração de amor pública” para Luciana. “É uma pessoa honrada e que fez um trabalho belíssimo. Nada teria sido possível sem a minha equipe e essa pessoa (Luciana) ao meu lado”, declarou. A homenageada chorou logo após a declaração do escritor.

No evento, Luciana disse que teve problemas, mas que o trabalho que fez no cargo é “reconhecido em todo o Estado”. “Tínhamos uma dificuldade da estrutura operacional. A Prefeitura do Recife tem mais de 250 cargos comissionados, nós tínhamos 25. Lá existem mais de 800 funcionários e nós temos apenas 80”, desabafou.

Sobre o novo cargo ao lado de Sileno, a petista disse se tratar de um “presente”, pois continuará trabalhando com o governador Eduardo Campos (PSB) e na “integração das políticas públicas de modelo participativo com a sociedade”.

Reveillon do Recife - Imagem é tudo !!!

Fernando Castilho

castilho@jc.com.br

Revéillon do Recife custou R$ 650 mil

A festa do revéillon nos três polos de animação do Recife custou ao município, aproximadamente, R$ 650 mil. A maior parte foi para o show do Paralamas do Sucesso, no Polo Acaiaca, que recebeu, através da produtora Mangaba Produções Artísticas Ltda., R$ 255.670,62. Depois veio o show de Martinho da Vila, pela empresa ZFM Produções e Edições Artísticas, no Polo Pina, no valor de R$ 158.952,40. A seguir vieram as contratações de diversos outros artistas, entre eles, Beto Barbosa, João do Morro, Eddie e Claudionor Germano. Juntos eles somaram R$ 235 mil.

Imagem é tudo

A Prefeitura do Recife errou na estratégia de contratação dos horários dos shows do revéillon e perdeu o espaço que as TVs poderiam colocar a cidade na mídia nacional. Com o Polo Pina vazio até as 23h, só deu o Ceará por meia hora na mídia nacional na passagem do ano.

Deu chabu

A falta de profissionalismo se ampliou na contratação do show pirotécnico. Deu chabu e a queima ficou reduzida a cinco minutos sem som ou maior coordenação técnica. Quem foi à Avenida ficou decepcionado. Agora fica a pergunta: aquele show mixuruca custou quanto?

Com os cumprimentos de

Humberto Maia

(81) 3269-6569 3441-2343 9292-2209

CONCURSOS DE CARNAVAL

A Prefeitura do Recife, por meio do Núcleo de Concursos e Formação Cultural da Secretaria de Cultura, informa ao público interessado, que as inscrições para os concursos do Carnaval 2011, abaixo relacionados, estarão abertas na Casa do Carnaval – Pátio de São Pedro, no período de 10 a 28/01/2011. Para maiores informações: 3355-3303/3302

Inscrições para o Concurso de Rainha do Carnaval e Rei Momo do Recife 2011

Período: 10 a 28/01/2011

Local: Casa do Carnaval, 52, Pátio de São Pedro – Bairro de São José

Horário: 10h às 16 horas

Inscrições Concurso de Passistas

Período: 10 a 28/01/2011

Local: Casa do Carnaval, 52, Pátio de São Pedro – Bairro de São José

Horário: 10h às 16 horas

Inscrições Concurso Porta-Estandarte, Mestre Sala e Porta-Bandeira

Período: 10 a 28/01/2011

Local: Casa do Carnaval, 52, Pátio de São Pedro – Bairro de São José

Horário: 10h às 16 horas

6 º SEMINÁRIO PREPARATÓRIO DA COMISSÃO JULGADORA DO CARNAVAL 2011.

O Núcleo de Concursos e Formação Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife realiza a 6ª edição do Seminário Preparatório da Comissão Julgadora do Concurso de Agremiações Carnavalescas.

Com uma metodologia diferente, este ano o seminário acontecerá em duas etapas: a primeira, na Faculdade Maurício de Nassau, no período de 24 a 28 de janeiro de 2011, das 18h às 21 horas; a segunda fase, apenas para os selecionados, acontecerá na Casa do Carnaval, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2011.

Sob a coordenação geral de Zélia Sales e Albemar Araújo (Coordenadores do Núcleo de Formação e Concursos da Fundação de Cultura Cidade do Recife), o Seminário prepara, do ponto de vista teórico, candidatos das diferentes áreas: coreografia,artes plásticas, história, turismo, artes cênicas, design gráfico, música, carnavalescos, entre outros profissionais, que serão selecionados para atuarem como jurados dos 4 pólos de concurso: Avenida Dantas Barreto (Grupo Especial), Av. Guararapes (Grupo 1), Pátio de Santa Cruz (Grupo 2), e Avenida do Forte (Grupo de Acesso).

Para 2011, 304 agremiações carnavalescas se inscreveram para o concurso e concorrerão aos títulos de campeã e vice das 11 modalidades, que seguem: Clube de Frevo, Troça, Clube de Boneco, Bloco Lírico, Escola de Samba, Maracatu de Baque Virado, Maracatu de Baque Solto, Caboclinho, Tribo de Índio, Urso e Boi de Carnaval.

Sobre as inscrições, os candidatos se inscreverão em salas temáticas relacionadas aos principais itens de julgamento. Sala 1- Fantasias, adereços e alegorias; sala 2 – Tema e enredo; sala 3 – Música; sala 4- Coreografia e evolução; sala 5 – Personagens.

Período de Inscrições para o seminário: 10 a 20/01/2011

Local: Casa do Carnaval – Pátio de São Pedro – casa 52

Informações: 3355-3303 / 3302

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Programa Petrobras Cultural: edital para festivais e difusão 2011

O Programa Petrobras Cultural (PPC) 2011 lançou o edital para as áreas de Festivais de música, Festivais de cinema e Difusão de longa-metragem.

As inscrições devem ser feitas apenas pela internet e estão abertas até 21 de janeiro de 2011.

Acesse aqui para visualizar o Roteiro, Regulamento geral e os Regulamentos específicos de cada uma das áreas.

Para esclarecer dúvidas sobre o Programa Petrobras Cultural, utilize o endereço eletrônico faleconosco@petrobras.com.br.

Importante: As consultas sobre inscrição emitidas por e-mail devem ser enviadas até 96 (noventa e seis) horas antes do término das inscrições pela Internet.

Fonte: Portal Petrobras

Reflita com Dalai Lama


Refletiu !!!

O filho do Tuca tocando Crash !!!

Novidades no Governo de Eduardo Campos 2011

Ariano vai comandar a Assessoria Especial

Publicado em 03.01.2011

Após deixar a Secretaria de Cultura, o escritor e dramaturgo foi nomeado pelo governador Eduardo Campos para a Secretaria Especial da Assessoria do Governador. E participou ontem da posse coletiva

Sheila Borges

sborges@jc.com.br

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna deixou a Secretaria de Cultura do Estado para chefiar uma outra pasta também do primeiro escalão: a Secretaria Especial da Assessoria do Governador. O anúncio foi feito ontem durante a cerimônia de posse coletiva do secretariado pelo próprio governador reeleito Eduardo Campos (PSB). O cargo estava sendo ocupado, interinamente, por Ricardo Leitão, ex-titular da Casa Civil que, agora, ficará à frente da nova Secretaria Extraordinária da Copa 2014.

Nos bastidores, a informação é que Ariano não mudará o quadro atual da chamada Assessoria Especial, hoje com dez integrantes. Pelo menos, até o fim do imbróglio que envolve a convocação dos suplentes que irão substituir os seis parlamentares – dois da Câmara dos Deputados e quatro da Assembleia Legislativa – convocados por Eduardo para a sua equipe.

Isso revela que o governador continuará utilizando as funções para abrigar correligionários. O secretário especial recebe um salário de R$ 7 mil enquanto cada um dos 10 assessores especiais percebe R$ 5,8 mil. Quando iniciou a primeira gestão, Eduardo disse que transformaria a assessoria em um celeiro de técnicos de diversas áreas e agiria de “forma diferente” das gestões anteriores. Mas o governador acabou recorrendo à velha prática da acomodação política, com raras exceções.

Fazem parte da atual equipe: o sociólogo José Luiz Ratton – que pode reforçar a equipe de assessores da presidente Dilma Rousseff – Cleuza Pereira, Garibalde Otávio, Rosa Barros, Fausto Freitas, Jorge Arruda, José Lopes, Adilson Gomes, Guilherme Queiroz e Rildo Veras.

Ratton coordena as ações do programa Pacto pela Vida. Cleuza, ex-prefeita de Salgueiro, é responsável por acompanhar o programa Mãe Coruja. O jornalista Garibalde Otávio escreve discursos para Eduardo. A ex-prefeita de Arcoverde Rosa Barros integra o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.

O ex-presidente do Tribunal de Justiça Fausto Freiras faz a interlocução entre o governo e o Poder Judiciário. Jorge Arruda integra o Conselho Estadual de Políticas de Igualdade Racial. O coronel José Lopes, ex-comandante da Polícia Militar, trata do tema da segurança. O socialista histórico Adilson Gomes faz a articulação entre o Palácio e o interior.

Luciana deslocada da Fundarpe

Publicado em 03.01.2011

Jorge Cavalcanti

jorge.cavalcanti@jc.com.br

A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo (PT), não vai mais ficar à frente da entidade, mas continuará na segunda administração do governador Eduardo Campos (PSB). Ontem, na posse do novo secretariado, o responsável pela Secretaria de Cultura, Fernando Duarte, informou que Luciana não será mantida na função. “Ela foi chamada para trabalhar em outro organismo do governo”, disse. Luciana vai para a Secretaria de Articulação Social e Regional, sob o comando de Sileno Guedes. O cargo, porém, não foi divulgado.

Fernando Duarte explicou que, por ser um dos últimos a ser convidado para o primeiro escalão, ainda está “tomando pé” da situação que vai encontrar na pasta e na Fundarpe. Por isso, alegou, ainda não sabe quem vai convidar para o comando da entidade. “Depois que eu fizer um estudo, inclusive da estrutura da própria Fundarpe, a gente tomará a decisão”, disse ele, salientando que a entidade possui um quadro reduzido de funcionários, inclusive comissionados.

Indicado para o segundo governo Eduardo Campos por tendências do PT, com o aval do prefeito licenciado do Recife, João da Costa (PT), o secretário evidenciou que o nome pode ser escolhido pelos quadros do PT. “O partido vai discutir tudo o que será necessário discutir”, afirmou.

É evidente o mal-estar entre os membros do governo quando o assunto é Fundarpe. Quando anunciou o novo secretariado, no último dia 27, Eduardo fez questão de frisar que dá liberdade aos subordinados na montagem das equipes. “Estabeleço as metas e cobro resultados”, frisou. Logo após o discurso do governador, Fernando Duarte, ao ser indagado, devolveu a responsabilidade para Eduardo. “Há uma modificação a ser feita e o governador está estudando isso. Não tenho uma posição”, disse na ocasião.

No final do primeiro governo de Eduardo, Luciana passou por um processo desgastante do ponto de vista político, em decorrência de denúncias em shows e eventos promovidos pela Fundarpe, num valor que pode chegar a R$ 51 milhões. Uma auditoria especial de técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi realizada. Na volta do recesso de fim de ano, a 1ª Câmara do tribunal – formada pelos conselheiros Marcos Loreto (relator dos caso), Carlos Porto e Teresa Duere – julgará o trabalho dos técnicos.

Com os cumprimentos de

Humberto Maia

(81) 3269-6569 3441-2343 9292-2209

A mensagem que você está recebendo é o resultado de pesquisa de âmbito nacional por matérias de interesse de nossa área de atuação ou campo profissional, que fazemos regularmente e desejamos compartilhar acreditando estar lhe prestando, gratuitamente, um serviço relevante e de qualidade. Caso não lhe interesse continuar recebendo, basta sinalizar devolvendo-nos esta mensagem sem qualquer comentário ou explicação. Ou, se estiver satisfeito, encaminhe-nos suas sugestões de assuntos correlatos e/ou fontes alternativas que procuraremos atender na medida das possibilidades.

Fonte: Jornal do Commercio